Vol. 15 N.º 2, TD2 (2025): Gestão de Marca de Lugar e Diplomacia Pública - Edição especial para Estados Ibero-Americanos

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Simon Anholt, uma das mais importantes referências mundiais no que ao Place Branding diz respeito, propõe uma metodologia de base para o desenvolvimento de estratégias de marca aplicada aos países e o Nation Brands Index, um estudo que mede e analisa a reputação de 50 estados, inicia este dossiê temático com uma questão que raramente é colocada pelos investigadores nos domínios do soft power, da diplomacia pública e do Nation branding: Porque é que estudamos, medimos ou discutimos a imagem e reputação dos países? Será que é realmente importante o que as pessoas pensam sobre um país? (Anholt, 2025) O dossiê temático Gestão de Marca de Lugar e Diplomacia Pública - Edição especial para Estados Ibero-Americanos (Place Branding and Public Diplomacy - Special edition on Ibero-American States), editado pelos investigadores Ana Margarida Barreto (ICNOVA, FCSH), Fabiana Mariutti (Universidade de São Paulo), João Freire (ICNOVA, IPAM) e Nuno Correia de Brito (ICNOVA, Instituto Politécnico de Leiria), conta com a contribuição de seis artigos da autoria de investigadores portugueses e brasileiros sobre os conceitos que envolvem as marcas territoriais (Place Branding), nas suas diferentes declinações, nomeadamente as marcas de cidade (City Branding), as marcas de destino (Destination Branding) e as marcas de país (Nation Branding), aplicados ao contexto dos países ibero-americanos, um espaço que merece ser pensado pelas suas características culturais, sociais e económicas particulares.

Publicado: 2025-02-21