GESTÃO E POSICIONAMENTO DA MARCA BRASIL NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO

Autores

  • MARCO ANTONIO DE MORAES OCKE https://orcid.org/0000-0002-0809-6591
  • DÉBORA CORDEIRO BRAGA https://orcid.org/0000-0001-8852-7920

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125.6

Palavras-chave:

Nation Branding, Marca-País, América Latina, Brasil

Resumo

Intrínseco ao conceito de nation branding reside sua capacidade de contribuir para a prosperidade de um país uma vez que seus benefícios incluem a possibilidade de atração de investimentos além da oportunidade de alavancar sua participação no mercado internacional por meio de uma sólida marca-país. Neste contexto, destaca-se a presença do nation branding em países latino-americanos que buscam diversificar suas economias em um cenário de competitividade regional e global no âmbito de exportações, governança, turismo, cultura, patrimônio e pessoas. Por meio de revisão de literatura dos conceitos de nation branding e marca-país, associada à pesquisa documental de práticas contemporâneas, rankings internacionais de marca-lugar e programas de marca adotados por nações da América Latina, o objetivo deste trabalho é discutir desafios de gestão e posicionamento da Marca Brasil, apresentando resultados que exploram iniciativas capazes de contribuir com a imagem e reputação do país, bem como a recuperação de seu valor de marca deteriorado ao longo dos anos.

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Biografias Autor

MARCO ANTONIO DE MORAES OCKE, https://orcid.org/0000-0002-0809-6591

Professor Adjunto no curso de bacharelado em Ciências da Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Brasil). Doutorado em Administração na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA / USP (Brasil) e Pós-Doutorado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (Brasil).

DÉBORA CORDEIRO BRAGA, https://orcid.org/0000-0001-8852-7920

Livre-Docente no curso de bacharelado em Turismo da Escola de Comunicações e Artes ECA/USP e do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH/USP - Universidade de São Paulo (Brasil). Doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo

Publicado

2025-02-21