GESTÃO E POSICIONAMENTO DA MARCA BRASIL NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO
DOI:
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125.6Palavras-chave:
Nation Branding, Marca-País, América Latina, BrasilResumo
Intrínseco ao conceito de nation branding reside sua capacidade de contribuir para a prosperidade de um país uma vez que seus benefícios incluem a possibilidade de atração de investimentos além da oportunidade de alavancar sua participação no mercado internacional por meio de uma sólida marca-país. Neste contexto, destaca-se a presença do nation branding em países latino-americanos que buscam diversificar suas economias em um cenário de competitividade regional e global no âmbito de exportações, governança, turismo, cultura, patrimônio e pessoas. Por meio de revisão de literatura dos conceitos de nation branding e marca-país, associada à pesquisa documental de práticas contemporâneas, rankings internacionais de marca-lugar e programas de marca adotados por nações da América Latina, o objetivo deste trabalho é discutir desafios de gestão e posicionamento da Marca Brasil, apresentando resultados que exploram iniciativas capazes de contribuir com a imagem e reputação do país, bem como a recuperação de seu valor de marca deteriorado ao longo dos anos.