EDITORIAL

Autores

  • ANA MARGARIDA BARRETO
  • FABIANA GONDIM MARIUTTI
  • JOÃO R. FREIRE
  • NUNO CORREIA DE BRITO

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125ED

Resumo

Este dossiê especial da revista da e-journal of International Relations, dedicado às pesquisas científicas dos países ibero-americanos, surge da parceria editorial de investigadores de Portugal e do Brasil, com o apoio da Universidade Autónoma de Lisboa e do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

ANA MARGARIDA BARRETO

É Professora Auxiliar com Agregação na Universidade Nova de Lisboa, onde ensina Marketing, Comunicação Estratégica e Comunicação Organizacional. Completou pós-doc na Universidade de Tel Aviv, onde estudou atenção, percepção e memória, e foi visiting researcher na University of Texas at Austin, na Westminster University, no King's College of London e na Columbia University. Fundou e coordenou a linha de investigação em Comunicação Estratégica e o Laboratório em Investigação em Comunicação Aplicada (mantendo-se na sua coordenação), do Centro de Investigação ICNOVA. Fora da academia, trabalhou vários anos em comunicação, branding e publicidade, em Portugal e Espanha. ORCID: 0000-0002-7465-327X.

FABIANA GONDIM MARIUTTI

Atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve Pós Doc, doutoramento e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. Em março de 2025, publica o capítulo intitulado "The Brazilian Way" no Public Diplomacy Handbook pela Edward Elgar Publishing, E.U.A. ORCID: 0000-0003-2404-7041.

JOÃO R. FREIRE

Licenciado em Economia e doutorado em Marketing, ao longo da sua carreira, João Freire trabalhou para diferentes empresas em diversos países. O João Freire tem participado como orador em diversas conferências internacionais, tem artigos publicados em revistas académicas, capítulos em livros e editou vários livros. Faz parte do conselho de referees de diferentes jornais académicos, sendo, atualmente, o editor da revista 'Place Branding and Public Diplomacy' para a Europa, Médio Oriente e África. O professor João Freire editou o livro Nation Banding in Europe. O João Freire é investigador no ICNOVA e docente no IPAM Lisboa onde coordena a licenciatura Marketing Global. ORCID: 0000-0003-1199-412X.

NUNO CORREIA DE BRITO

É Professor Adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Concluiu o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, em 2011, e o Doutoramento em Ciências da Comunicação na mesma universidade, em 2017. Trabalha na área das Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação e desenvolve a sua investigação em Comunicação Estratégica (Relações Públicas), Comunicação Política, Jornalismo e Novos Media e Movimentos Sociais. É Investigador Integrado do ICNOVA, da Universidade Nova de Lisboa, e colaborador do NIPCOM, da Universidade Autónoma de Lisboa. Integra a SOPCOM (Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação) e a APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa). ORCID: 0000-0003-2639-5832.

Publicado

2025-02-21