DE SMART CITIES A TERRITÓRIO INTELIGENTE: A COOPERAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE PLACE BRANDING

Autores

  • SARA BRITO FILIPE
  • PAULO DUARTE
  • DENISE HENRIQUES

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125.3

Palavras-chave:

Cidade-Região Inteligente, Cooperação Intermunicipal, Diplomacia Pública, Place branding, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

A crescente massificação das zonas urbanas tem conduzido ao despovoamento das pequenas cidades e zonas rurais, já fragilizadas pela diminuição das infraestruturas e carência de competências digitais, colocando em causa o desenvolvimento sustentável dos territórios. O conceito de smart city, associado à capacidade das cidades aumentarem a eficiência, o desenvolvimento económico, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos através de TICs, tem-se restringido principalmente à escala urbana, carecendo de uma visão estratégica e territorial mais ampla. O objetivo deste artigo é proporcionar uma reflexão sobre a aplicação do conceito a uma escala mais abrangente através de modelos e estratégias diferenciadas. A questão central explorada foca-se em discutir se a cooperação entre municípios de cidades em áreas rurais ou de interior, desenvolvidas no âmbito de estratégias de marketing territorial assentes em soluções inteligentes, pode contribuir para revitalizar globalmente o território onde se inserem, posicionando-o como inteligente aos olhos dos vários stakeholders.

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Biografias Autor

SARA BRITO FILIPE

É doutora em Marketing e Comércio Internacional, mestre em Economia Internacional e licenciada em Relações Internacionais, ramo Relações Económicas e Políticas. Detém ainda o Diploma Europeu de Gestão Internacional pela Hogeschool Rotterdam e o Diploma Profissional de Marketing Digital pelo Digital Marketing Institute. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), onde já desempenhou as funções de Diretora da Escola Superior de Gestão, Subdiretora, Presidente do Conselho Técnico-Científico, Vice-presidente do Conselho Pedagógico e Coordenadora de Curso. É também Professora Auxiliar Convidada na Universidade da Beira Interior e investigadora no Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE). É autora do livro Marca País: A visão dos consumidores, bem como de outras publicações científicas e comunicações nacionais e internacionais. Organizou e participou em diversos eventos científicos. Os seus interesses de investigação incluem: Marketing; Gestão de marca; Marca país; Imagem de marca; Consumidores portugueses; Place Marketing; Turismo; Gestão do destino e Sustentabilidade.

PAULO DUARTE

Obteve o Título de Agregado em Gestão, em 2019, Doutoramento em Gestão, em 2005, Mestrado em Gestão, em 1999, e Licenciatura em Gestão de Empresas, em 1995, na Universidade da Beira Interior. É Professor Associado com agregação na Universidade da Beira Interior e investigador e vice-coordenador no NECE (Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais). Já desempenhou as funções de Diretor da licenciatura e mestrado em Marketing, coordenador de mobilidade e Presidente do Conselho pedagógico. É também Professor Associado Convidado na Universidade Católica Portuguesa- Católica Porto Business School, onde leciona Consumer Behaviour ao mestrado em Marketing. Publicou 77 artigos em revistas especializadas, possui 17 capítulos de livros. Orientou 15 teses de doutoramento e coorientou 3. Orientou 60 dissertações de mestrado e coorientou 10. Investiga nas áreas de Ciências Sociais com ênfase na Gestão e Marketing, com especial enfoque no estudo do Comportamento de Consumo. Os seus interesses de investigação incluem o comportamento do consumidor na intersecção entre a psicologia e o marketing, nomeadamente o comportamento de compra, consumo sustentável, a satisfação e neurociência do comportamento em todos os sectores e indústrias, particularmente no turismo, na moda, nos cuidados de saúde e no ensino superior.

DENISE HENRIQUES

Investigadora do CIES-IUL/ISCTE-IUL e do ICNOVA- Instituto de Comunicação da Nova (UNL), especializada em Políticas de Marcas Territoriais para Países, Regiões e Cidades, relacionando estas políticas com as Marcas Corporativas que visam o Crescimento Sócio-Económico e Sustentável. Em conjunto com a AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, desenvolveu o novo Plano Estratégico da Marca País Portugal. É autora do livro Marca Portugal: Políticas e Atores, editado pelo ISCTE, com o apoio do IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação, bem como de outras publicações científicas e comunicações internacionais. É doutorada e mestre em Políticas Públicas pelo ISCTE e licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa.

Publicado

2025-02-21