DE SMART CITIES A TERRITÓRIO INTELIGENTE: A COOPERAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE PLACE BRANDING

Authors

  • SARA BRITO FILIPE
  • PAULO DUARTE
  • DENISE HENRIQUES

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125.3

Keywords:

Smart City-Region, Intermunicipal Cooperation, Public Diplomacy, Place branding, Sustainable Development

Abstract

The growing massification of urban areas has led to the depopulation of small towns and rural areas, already weakened by the decline in infrastructure and lack of digital skills, jeopardising the sustainable development of territories. The concept of the smart city, associated with the ability of cities to increase efficiency, economic development, sustainability and the quality of life of citizens through ICTs, has been restricted mainly to the urban scale, lacking a broader strategic and territorial vision. This article aims to reflect the application of the concept at a broader scale through differentiated models and strategies. The main research question explored focuses on discussing whether cooperation between municipalities in rural or inland towns, developed within the framework of territorial marketing strategies based on intelligent solutions, can contribute to the overall revitalisation of the territory in which they operate, positioning it as smart in the eyes of the various stakeholders.

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Author Biographies

SARA BRITO FILIPE

É doutora em Marketing e Comércio Internacional, mestre em Economia Internacional e licenciada em Relações Internacionais, ramo Relações Económicas e Políticas. Detém ainda o Diploma Europeu de Gestão Internacional pela Hogeschool Rotterdam e o Diploma Profissional de Marketing Digital pelo Digital Marketing Institute. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), onde já desempenhou as funções de Diretora da Escola Superior de Gestão, Subdiretora, Presidente do Conselho Técnico-Científico, Vice-presidente do Conselho Pedagógico e Coordenadora de Curso. É também Professora Auxiliar Convidada na Universidade da Beira Interior e investigadora no Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE). É autora do livro Marca País: A visão dos consumidores, bem como de outras publicações científicas e comunicações nacionais e internacionais. Organizou e participou em diversos eventos científicos. Os seus interesses de investigação incluem: Marketing; Gestão de marca; Marca país; Imagem de marca; Consumidores portugueses; Place Marketing; Turismo; Gestão do destino e Sustentabilidade.

PAULO DUARTE

Obteve o Título de Agregado em Gestão, em 2019, Doutoramento em Gestão, em 2005, Mestrado em Gestão, em 1999, e Licenciatura em Gestão de Empresas, em 1995, na Universidade da Beira Interior. É Professor Associado com agregação na Universidade da Beira Interior e investigador e vice-coordenador no NECE (Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais). Já desempenhou as funções de Diretor da licenciatura e mestrado em Marketing, coordenador de mobilidade e Presidente do Conselho pedagógico. É também Professor Associado Convidado na Universidade Católica Portuguesa- Católica Porto Business School, onde leciona Consumer Behaviour ao mestrado em Marketing. Publicou 77 artigos em revistas especializadas, possui 17 capítulos de livros. Orientou 15 teses de doutoramento e coorientou 3. Orientou 60 dissertações de mestrado e coorientou 10. Investiga nas áreas de Ciências Sociais com ênfase na Gestão e Marketing, com especial enfoque no estudo do Comportamento de Consumo. Os seus interesses de investigação incluem o comportamento do consumidor na intersecção entre a psicologia e o marketing, nomeadamente o comportamento de compra, consumo sustentável, a satisfação e neurociência do comportamento em todos os sectores e indústrias, particularmente no turismo, na moda, nos cuidados de saúde e no ensino superior.

DENISE HENRIQUES

Investigadora do CIES-IUL/ISCTE-IUL e do ICNOVA- Instituto de Comunicação da Nova (UNL), especializada em Políticas de Marcas Territoriais para Países, Regiões e Cidades, relacionando estas políticas com as Marcas Corporativas que visam o Crescimento Sócio-Económico e Sustentável. Em conjunto com a AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, desenvolveu o novo Plano Estratégico da Marca País Portugal. É autora do livro Marca Portugal: Políticas e Atores, editado pelo ISCTE, com o apoio do IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação, bem como de outras publicações científicas e comunicações internacionais. É doutorada e mestre em Políticas Públicas pelo ISCTE e licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa.

Published

2025-02-21