DESTINATIONS, EXPERIENCES, AND PLACES: THE ROLE OF STORYTELLING IN TOURISM ADVERTISING
DOI:
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125.5Palavras-chave:
Turismo, Place Marketing, Place Branding, Imagem de Destino, Storytelling, Can't Skip PortugalResumo
Este ensaio teórico examina o papel do storytelling na comunicação publicitária do turismo, centrando-se especificamente na sua aplicação ao destination branding. O turismo, enquanto sector dinâmico e intangível, enfrenta desafios de comunicação únicos. Este artigo analisa criticamente o storytelling como uma ferramenta para colmatar essas lacunas, enfatizando o seu poder simbólico e emocional para melhorar a imagem do destino, a autenticidade e o envolvimento do visitante. Ao sintetizar a literatura da comunicação em turismo e do place branding, este trabalho analisa a campanha promocional de Portugal “Can't Skip Portugal” como uma utilização estratégica do storytelling na promoção de um destino. Esta abordagem avança os conhecimentos teóricos ao mesmo tempo que oferece implicações práticas para os intervenientes na indústria do turismo.