AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO DIREITO DA UNIÃO AFRICANA

Autores

  • RUI GARRIDO https://orcid.org/0000-0002-2585-2571
  • MOJANA VARGAS https://orcid.org/0000-0001-5353-1938

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0425.5

Palavras-chave:

Políticas educativas, Agendas políticas, Direito da Educação, União Africana, efetivação e financiamento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o quadro legislativo que dá substrato ao conjunto das políticas públicas para a educação da União Africana e que vertem sobre a política para a educação em África. Adotando uma abordagem multinível, toma-se como ponto de partida o arcabouço normativo instituído a partir da União Africana para seguir a adaptação, a efetivação e a operacionalização de políticas públicas educacionais emanadas do plano internacional para o plano sub-regional, em especial as Comunidades Económicas Regionais das quais fazem parte os países em estudo. A análise documental versa, em específico, sobre os documentos políticos adotados pela União Africana, sobretudo a partir de 2006 até 2025. Conclui-se que, apesar de uma codificação, em instrumentos jurídico-políticas, relativamente ampla e abrangente para a promoção dos direitos humanos na área da educação dos cidadãos africanos, a sua efetividade permanece reduzida atendendo à baixa capacidade da União Africana atrair financiamento para sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

RUI GARRIDO, https://orcid.org/0000-0002-2585-2571

Professor auxiliar na Universidade Portucalense (Portugal). Doutor em Estudos Africanos pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, mestre em Direitos Humanos pela Universidade do Minho e licenciado em Ciências de Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Pós-graduado em Direito Internacional Humanitário pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e foi auditor da Defesa Nacional no Instituto da Defesa Nacional.

MOJANA VARGAS, https://orcid.org/0000-0001-5353-1938

Professora associada da Universidade Federal da Paraíba – UFPB (Brasil) e coordenadora do NEABI-UFPB (Centro de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiras e Indígenas) na mesma instituição, além do projeto "Dimensões Étnico-Raciais nas Relações Internacionais". Doutora em Estudos Africanos pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unesp-Unicamp-Puc/SP), Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2025-10-20