INTEGRATING INTERNATIONAL RELATIONS INTO MARITIME VOCATIONAL EDUCATION: ENHANCING GLOBAL COMPETENCE IN THE INDUSTRY
DOI:
https://doi.org/10.26619/1647-7251.16.2.4Palavras-chave:
Relações Internacionais, Educação Marítima, Formação Profissional, Competência Global, SustentabilidadeResumo
À medida que a indústria marítima global enfrenta complexidades crescentes devido a mudanças geopolíticas, dinâmicas económicas, desafios de sustentabilidade e transformações digitais, a educação profissional marítima deve adaptar-se para preparar profissionais para essas demandas em evolução. Esta análise foi realizada para explorar como as perspetivas das relações internacionais (RI), que abrangem fatores políticos, económicos, sociais, culturais e ambientais, são integradas nos programas de educação marítima. Pesquisas anteriores destacaram a necessidade dessa integração, mas também identificaram lacunas na aplicação prática e na incorporação sistemática de perspetivas globais nos currículos. O objetivo deste estudo foi avaliar o estado atual da integração das RI na educação marítima, com foco em como isso influencia a elaboração do currículo, as competências profissionais e a colaboração global. A investigação procurou responder como a educação marítima pode preparar melhor os estudantes para a indústria marítima globalizada através de uma abordagem multidimensional das relações internacionais. Utilizando métodos qualitativos, incluindo entrevistas com profissionais marítimos, educadores e graduados, este estudo examinou as experiências e perspetivas das partes interessadas na educação marítima. Os resultados revelaram que, embora haja algum reconhecimento da importância das perspetivas globais, a sua integração permanece fragmentada, com lacunas significativas na digitalização, sustentabilidade e colaboração internacional. Os resultados sublinham a necessidade de parcerias globais mais fortes, oportunidades de formação prática e reforma curricular para melhor alinhar os resultados educativos com as necessidades da indústria. Esta investigação contribui para uma compreensão mais aprofundada de como a educação marítima pode evoluir para enfrentar os desafios de um setor marítimo em rápida globalização e avanço tecnológico.
