INTERNATIONALIZATION OF HIGHER EDUCATION AND PUBLIC POLICY: ADVANCES AND SETBACKS IN THE STRATEGIC ACTIONS FOR THE INTERNATIONAL INTEGRATION OF BRAZILIAN UNIVERSITIES

Autores

  • JOSÉ ALBERTO MIRANDA
  • JACKSON LUIZ NUNES BENTES

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.10

Palavras-chave:

Brasil, Internacionalização, Ensino Superior, Política Pública, Gestão

Resumo

A criação de uma política pública nacional abrangente para a internacionalização do ensino superior no Brasil tem sido identificada como uma prioridade urgente e indispensável. O Brasil continua a enfrentar desafios no seu planeamento estratégico destinado a reforçar a integração internacional no setor do ensino superior, sobretudo no que respeita à promoção eficaz das suas universidades no cenário global. Este estudo pretende sublinhar a importância da implementação de uma política nacional de internacionalização ajustada às universidades brasileiras, baseada numa compreensão aprofundada das dinâmicas e características atuais do processo de internacionalização no país. Para alcançar este objetivo, o estudo analisa inicialmente as estruturas organizacionais dos principais órgãos governamentais, bem como as suas respetivas iniciativas e programas relacionados com a internacionalização. Posteriormente, estes elementos são objeto de análise crítica em relação aos processos de gestão da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior (IES), avaliando os seus benefícios e limitações. Através desta análise, identificam-se os principais desafios que se colocam ao desenvolvimento de uma política nacional coesa para a internacionalização. Do ponto de vista metodológico, esta investigação adota uma abordagem qualitativa, recorrendo à análise bibliográfica e documental. Os resultados evidenciam que, embora o governo brasileiro desempenhe um papel relevante na internacionalização do ensino superior, a sua ação tem sido frequentemente fragmentada entre diferentes órgãos. Esta falta de coordenação tem provocado tanto ganhos como prejuízos para os esforços de internacionalização das IES brasileiras e para o país em geral. Com base nestes resultados, o estudo recomenda o fortalecimento da colaboração entre o governo e as IES na formulação de estratégias nacionais, bem como a promoção de uma compreensão mais clara das capacidades, ambições e potencialidades do Brasil no contexto da internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

JOSÉ ALBERTO MIRANDA

He holds a degree in Law from the University of Vale do Rio dos Sinos (1996), a Specialization in Integration and Mercosur from UFRGS (1999), a Master's degree in International Relations from the Federal University of Rio Grande do Sul (2004) and a PhD in International Strategic Studies from UFRGS (2012). He is currently Advisor for Interinstitutional and International Affairs, Deputy Coordinator of the Postgraduate Program in Law and a member of the teaching staff of the International Relations Course at La Salle University (Brazil). He is also a distinguished visiting professor at the Catholic University of Trujillo in Peru. He has experience in International Relations and International Law, with an emphasis on International Society, International Cooperation, Global Governance, Regional Integration, Foreign Policy and International Education. He also coordinates the La Salle University support for immigrants extension project.

JACKSON LUIZ NUNES BENTES

Postdoctoral student in International Relations at the Autónoma University of Lisbon (UAL), Portugal. Post-Doctorate in History from the State University of Rio de Janeiro (2018). PhD in Education, Art and History of Culture from Mackenzie Presbyterian University (2014). Master's in Psychology from the Catholic University of Brasília (2008). Graduated in Philosophy (BA and BSc) from La Salle University in Canoas, RS (2001). General Director of La Salle College/Manaus. Director of La Salle Educational Center (Brazil). Professor of “Ethics”, “Education” and “Philosophy” at UNILASALLE/Lucas. Member of the Research Group at La Salle University-Canoas/RS. Has experience in Philosophy, working mainly on the following subjects: Philosophy, Ethics and Philosophy of Education, History of Education. BASis evaluator.

Publicado

2025-06-03