INTEGRATING INTERNATIONAL RELATIONS INTO MARITIME VOCATIONAL EDUCATION: ENHANCING GLOBAL COMPETENCE IN THE INDUSTRY

Autores

  • MARUDUT BERNADTUA SIMANJUNTAK

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.16.2.4

Palavras-chave:

Relações Internacionais, Educação Marítima, Formação Profissional, Competência Global, Sustentabilidade

Resumo

À medida que a indústria marítima global enfrenta complexidades crescentes devido a mudanças geopolíticas, dinâmicas económicas, desafios de sustentabilidade e transformações digitais, a educação profissional marítima deve adaptar-se para preparar profissionais para essas demandas em evolução. Esta análise foi realizada para explorar como as perspetivas das relações internacionais (RI), que abrangem fatores políticos, económicos, sociais, culturais e ambientais, são integradas nos programas de educação marítima. Pesquisas anteriores destacaram a necessidade dessa integração, mas também identificaram lacunas na aplicação prática e na incorporação sistemática de perspetivas globais nos currículos. O objetivo deste estudo foi avaliar o estado atual da integração das RI na educação marítima, com foco em como isso influencia a elaboração do currículo, as competências profissionais e a colaboração global. A investigação procurou responder como a educação marítima pode preparar melhor os estudantes para a indústria marítima globalizada através de uma abordagem multidimensional das relações internacionais. Utilizando métodos qualitativos, incluindo entrevistas com profissionais marítimos, educadores e graduados, este estudo examinou as experiências e perspetivas das partes interessadas na educação marítima. Os resultados revelaram que, embora haja algum reconhecimento da importância das perspetivas globais, a sua integração permanece fragmentada, com lacunas significativas na digitalização, sustentabilidade e colaboração internacional. Os resultados sublinham a necessidade de parcerias globais mais fortes, oportunidades de formação prática e reforma curricular para melhor alinhar os resultados educativos com as necessidades da indústria. Esta investigação contribui para uma compreensão mais aprofundada de como a educação marítima pode evoluir para enfrentar os desafios de um setor marítimo em rápida globalização e avanço tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

MARUDUT BERNADTUA SIMANJUNTAK

He holds Doctoral degree, Moriah Seminary College and takes his second doctoral study in Applied Linguistics in State University of Jakarta (Indonesia). His Major is in literacy and education. His fields of interest include international relations, maritime studies and industries, foreighn policy and cultural studies.

Publicado

2025-11-12