TOTALITARIANIZATION AND DEMOCRATIZATION IN HIGHER EDUCATION IN CHINA AND THEIR IMPLICATION FOR THE NATION’S POLITICAL DEVELOPMENT

Autores

  • ZHIDONG HAO

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT24.6

Palavras-chave:

China, Ensino superior, Democratização, Totalitarização, Intelectuais

Resumo

O argumento do meu artigo é que o ensino superior na China atravessa um processo de totalitarização e democratização ao mesmo tempo. Por um lado, existem controlos organizacionais e doutrinação ideológica dos estudantes e cooptação do corpo docente pelo Partido-Estado. Por outro lado, há avanços democráticos por parte de estudantes e professores. O que quer que aconteça na torre de marfim afeta inevitavelmente o que acontece fora dela. Se o Partido-Estado está a caminhar na direcção do totalitarismo ou da democracia depende do resultado da disputa entre as forças da totalitarização e da democratização, tanto no Estado como na sociedade. A minha análise baseia-se na análise dos dados disponíveis em pesquisas sob uma perspectiva da sociologia do ensino superior. Espero que uma melhor compreensão do que acontece na universidade e do papel do ensino superior no desenvolvimento da China ajude todos os intervenientes no ensino superior a tomarem medidas e decisões práticas mais sábias.

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Biografia Autor

ZHIDONG HAO

Emeritus Professor of Sociology at the University of Macau (China). He obtained his PhD in sociology from the City University of New York in 1995 and taught at both U.S. and Chinese universities. He has researched in political sociology, historical sociology, sociology of religion, sociology of higher education, and sociology of intellectuals, and published in journals such as Higher Education, The China Quarterly, Pacific Affairs, Issues and Studies, Journal of Contemporary China, Chinese Sociological Review, China: An International Journal, Review of Religion and Chinese Society, etc. His most recent books include 《生死存亡十二年:平定縣的抗戰、 內戰與土改》(2021) (Twelve years of life and death in Pingding, Shanxi: The war of resistance against Japan, civil war, and land reform); Academic Freedom under Siege: Higher Education in East Asia, the U.S., and Australia (eds., 2020), Macau History and Society (2nd edition, 2020); and 《十字路口的知識分子:中國知識工作者的政治變遷》(2019), a Chinese translation of his 2003 book on Intellectuals at a Crossroads: The Changing Politics of China’s Knowledge Workers.

Publicado

2024-01-11