DIGITAL DIVIDE: ANALYSING THE IMPACT OF UNEQUAL ACCESS TO TECHNOLOGY ON SOCIAL MOBILITY

Autores

  • INAMDAR TIPUSULTAN ALARSAHEB https://orcid.org/0009-0001-1265-4648

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.16.2.3

Palavras-chave:

Clivagem digital, mobilidade social, desigualdades digitais, acesso à tecnologia, literacia digital

Resumo

A clivagem digital, diferenciada pelas desigualdades no acesso, nas competências e na utilização social da tecnologia, tornou-se um obstáculo significativo à mobilidade social, agravando ainda mais as disparidades atuais nos domínios económico, social e educativo. O objetivo desta investigação é explicar como a falta de recursos digitais é mais onerosa para a população empobrecida, negando-lhe oportunidades de melhorar a sua situação económica. A exploração aborda os componentes da exclusão digital, nomeadamente: acesso a dispositivos, competências tecnológicas e utilização efetiva do equipamento, mostrando ao mesmo tempo o impacto de longo alcance que estas relações têm na educação, no emprego e no desenvolvimento económico. Os estudantes de regiões subdesenvolvidas não conseguem aceder às plataformas online que disponibilizam materiais de aprendizagem digital, resultando numa maior disparidade no nível de educação. Da mesma forma, os baixos níveis de literacia no que diz respeito à utilização da tecnologia moderna, bem como a discriminação contra aqueles que não têm acesso a essa tecnologia, desencorajam as pessoas de se envolverem na nova economia, criando assim disparidades no emprego e no rendimento. Em geral, a exclusão digital agrava as desigualdades existentes entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Enquanto os países desenvolvidos desfrutam das vantagens de sistemas digitais bem avançados, a maioria dos países em desenvolvimento ainda luta para se conectar à Internet, negando-lhes a oportunidade de serem participantes ativos na economia digital inovadora global. Para ilustrar essas divisões e sua importância para a desigualdade em nível global, são utilizados estudos de caso e dados empíricos. O artigo termina com um apelo à mudança, afirmando que os governos locais, a comunidade empresarial e as instituições internacionais devem colaborar para eliminar a exclusão digital. Este artigo destaca a importância de abordar as desigualdades digitais para alcançar um futuro digital mais inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

INAMDAR TIPUSULTAN ALARSAHEB, https://orcid.org/0009-0001-1265-4648

He has been a full-time faculty member at JSPM University, Pune (India). In addition to his primary role, he has been serving as a visiting faculty at the School of International Studies, FLAME University. He has also delivered guest lectures at CHRIST University for the UPSC students. Prof. Tipusultan is currently pursuing a Ph.D. in International Relations, further advancing his expertise and academic credentials in the field. Prof. Tipusultan has also been appointed as a subject expert to deliver guest lectures on National Television under the SWAYAMPRABHA scheme, an initiative by the Government of India under the Ministry of Education. His contributions to academia include authoring four books and publishing eight research articles in international journals. Furthermore, he has contributed chapters in three SCOPUS-indexed books and has completed a research project.

Publicado

2025-11-12