GLOBALIZING THE INDIAN HIGHER EDUCATION: A CRITICAL APPRAISAL

Autores

  • VESSELIN POPOVSKI
  • RAJAT SHANDILYA

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.9

Palavras-chave:

Índia, Ensino Superior, Globalização, Quadro Político

Resumo

A globalização expandiu significativamente os horizontes do ensino superior, produzindo impactos profundos e duradouros em múltiplas dimensões dos sistemas educativos. Também no contexto indiano a globalização do ensino superior tem gerado transformações substanciais, influenciando de forma abrangente a sua estrutura, a oferta formativa e a perceção social da educação. Este artigo de investigação, desenvolvido com recurso ao método doutrinário, analisa de forma crítica os atributos e as diversas dimensões que caracterizam o fenómeno da globalização no setor do ensino superior na Índia. A investigação contempla uma abordagem histórica, examinando a evolução do sistema, bem como uma análise das tendências contemporâneas, das oportunidades emergentes e dos desafios estruturais que a globalização impõe ao ensino superior indiano. Além disso, o estudo sublinha a importância das colaborações internacionais e do enquadramento político e legislativo que regula estas dinâmicas, assumindo estes fatores como determinantes para o fortalecimento institucional e académico das universidades indianas. Ao concluir, o artigo apresenta um conjunto de recomendações orientadas para a maximização dos benefícios da globalização no ensino superior, com o objetivo de elevar os padrões académicos e a qualidade global da educação superior na Índia, promovendo, simultaneamente, a sua competitividade a nível internacional.

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Biografias Autor

VESSELIN POPOVSKI

Professor and Vice Dean, Jindal Global Law School, O.P Jindal Global University, India. Research Professor, University ‘Kliment Ohridski’, Sofia (Bulgaria)

RAJAT SHANDILYA

Ph.D Research Scholar at Symbiosis Law School NOIDA, Symbiosis International (Deemed to Be) University, Pune, Maharashtra (India)

Publicado

2025-06-03