EXPLORING PLASMA LEADERSHIP IN TURKISH UNIVERSITIES: A DOCUMENT-BASED ADMINISTRATIVE PERSPECTIVE

Autores

  • HANDAN EGE
  • ŞEFIKA ŞULE ERÇETIN

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.8

Palavras-chave:

Turquia, Gestão Educacional, Ensino Superior, Gestão, Liderança Plasma

Resumo

Esta investigação tem como objetivo analisar as funções desempenhadas pelos Reitores, Decanos, Diretores de Departamento e Coordenadores das principais disciplinas científicas ou artísticas (designadas, no contexto do sistema de ensino superior turco, como ana bilim dalı e ana sanat dalı), enquanto titulares de cargos administrativos no ensino superior, à luz do conceito de “liderança plasma”. Estas subunidades académicas são habitualmente coordenadas por docentes seniores dentro dos departamentos universitários. O estudo visa, por um lado, identificar as semelhanças e diferenças entre as funções atribuídas a cada um destes cargos pela regulamentação organizacional das universidades na Turquia e, por outro, examinar os comportamentos de liderança esperados no âmbito da liderança plasma, de modo a contribuir para a melhoria dos processos de gestão no ensino superior turco. Adicionalmente, pretende-se promover o reconhecimento da importância e da aplicabilidade da liderança plasma no contexto da administração educacional, oferecendo uma análise aprofundada e inovadora das funções mencionadas. Para atingir estes objetivos, recorreu-se ao método de análise documental, uma abordagem qualitativa que envolveu a recolha e análise de dados provenientes de fontes oficiais, regulamentos institucionais, artigos científicos, teses académicas, publicações especializadas e documentos disponíveis online relacionados com a temática. A crescente necessidade de que as Instituições de Ensino Superior alcancem os objetivos delineados nas suas visões estratégicas — formando indivíduos qualificados e promovendo docentes inovadores, com forte adesão aos valores académicos e empenhados no seu desenvolvimento contínuo — evidencia a urgência da adoção de modelos de liderança transformacional e adaptativa, como é o caso da liderança plasma. Esta abordagem visa dotar as instituições de uma cultura organizacional aberta ao progresso, ao rigor e à excelência. Os resultados obtidos indicam que as funções atribuídas a Diretores de Departamento e Coordenadores das principais áreas científicas ou artísticas estão alinhadas com diversas dimensões da liderança plasma. Conclui-se, assim, que os responsáveis por cargos de gestão no ensino superior devem desenvolver e incorporar características associadas a este modelo de liderança, adotando comportamentos eficazes e coerentes com os princípios da liderança plasma. O estudo reforça, por conseguinte, a relevância deste paradigma no fortalecimento da qualidade da governação universitária e no desenvolvimento institucional sustentável.

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Biografias Autor

HANDAN EGE

Handan Ege is pursuing a doctorate in Educational Administration at the Faculty of Education, Hacettepe University (Türkiye). She is also an assistant principal at Çayyolu Bahçeşehir Primary School. Her main research interests include educational management, and leadership styles.

ŞEFIKA ŞULE ERÇETIN

Şefika Şule Erçetin is a professor in the Department of Educational Administration at the Faculty of Education, Hacettepe University (Türkiye). She also serves as the Dean of the Faculty of Education. Her main research interests focus on chaos, complexity leadership and its various dimensions in educational settings.

Publicado

2025-06-03