HIGHER EDUCATION FROM AN INCLUSIVE GOVERNANCE PERSPECTIVE: EXPANDING THE BOUNDARIES OF SOCIAL JUSTICE

Autores

  • NILAY NEYIŞCI

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.6

Palavras-chave:

Justiça Social, Acesso Ao Ensino Superior, Governança Inclusiva, Grupos Desfavorecidos, Política Educacional

Resumo

O presente estudo examina a relevância e a aplicabilidade de uma abordagem de governação inclusiva no contexto das Instituições de Ensino Superior. Salienta-se que o ensino superior, à escala global, se encontra em transformação, orientando-se progressivamente para os princípios da democratização, da diversidade e da inclusão. A governação inclusiva, neste quadro, é entendida como um modelo que promove a participação ativa das diversas partes interessadas nos processos de tomada de decisão, sustentado em princípios de transparência, responsabilidade e estruturas participativas. O estudo sublinha a importância de integrar estudantes, pessoal docente e não docente, bem como entidades externas, nos mecanismos de governação universitária, reconhecendo que a inclusão vai além da mera representação simbólica, implicando uma participação efetiva e um poder de decisão real. Este modelo de governação deve ser apoiado por uma cultura institucional propícia, práticas de liderança inclusiva e dispositivos estruturais adequados. O estudo defende que a adoção de práticas inclusivas de governação acrescenta valor significativo ao ensino superior, particularmente em domínios como a garantia da qualidade, o sucesso académico e a responsabilidade social das instituições. Em síntese, considera-se que as instituições de ensino superior devem assumir-se não apenas como centros de produção e disseminação de conhecimento, mas também como espaços que promovem ativamente a justiça social, a igualdade e a participação democrática. Para que esta transformação seja efetiva, recomenda-se a integração dos princípios e práticas fundamentais da governação inclusiva nos sistemas administrativos e na cultura organizacional das universidades.

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Biografia Autor

NILAY NEYIŞCI

Assoc. Prof. Dr. Nilay Neyişci is a faculty member in the Department of Educational Sciences, at Hacettepe University in Ankara (Turkey), where she has served since 2022. She received her B.A. in Sociology from the Middle East Technical University, and completed her M.A. and Ph.D. in Educational Administration at Hacettepe University. Her academic work focuses on higher education, combining theoretical and practical approaches in areas such as educational policy, leadership, and organizational behavior through an interdisciplinary approach. Her research interests include the sociology of education, leadership, digital transformation and digital leadership, educational governance, family studies, technology addiction, migration and education, and social networks.

Publicado

2025-06-03