THE EUROPEAN HIGHER EDUCATION ALLIANCES: THE CHALLENGES OF TRANSNATIONAL UNIVERSITY COOPERATION

Autores

  • CONCEPCIÓN ANGUITA-OLMEDO

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.5

Palavras-chave:

Alianças Europeias De Ensino Superior, Cooperação Universitária Transnacional, Processo de Bolonha, Competitividade Laboral, Mobilidade Educativa

Resumo

A consolidação do Espaço Europeu do Ensino Superior constituiu um marco fundamental na promoção de uma educação mais inclusiva, acessível e integrada, favorecendo a mobilidade de docentes e estudantes entre instituições universitárias aderentes ao quadro definido pelo Processo de Bolonha. A Cimeira de Gotemburgo, realizada em 2017, representou um avanço adicional neste percurso, ao estabelecer novas diretrizes para o fortalecimento da cooperação no ensino superior a nível europeu. Desde então, a Comissão Europeia tem incentivado a criação de Alianças Universitárias Europeias com o objetivo de elevar a qualidade do ensino superior, através de projetos de cooperação estratégica e sustentada entre instituições europeias de ensino superior. Neste quadro, foi apresentada, em 2022, a Estratégia Europeia para as Universidades, centrada em quatro objetivos estruturantes: (1) reforçar a dimensão europeia do ensino superior; (2) consolidar o papel das universidades enquanto promotoras dos valores e do modo de vida europeus; (3) posicionar as universidades como agentes catalisadores da transição ecológica e digital; e (4) afirmar as instituições de ensino superior como líderes globais representativas da União Europeia. A concretização destes objetivos implica, inevitavelmente, a superação de diversos desafios de natureza estrutural, jurídica e financeira. Entre os mais prementes destacam-se o financiamento sustentável das iniciativas, a implementação de diplomas conjuntos europeus, a criação de um estatuto jurídico próprio para as alianças universitárias e a facilitação da mobilidade internacional de estudantes e profissionais do ensino. O presente artigo propõe-se, assim, a analisar as características atuais do ensino superior europeu, com especial enfoque nos objetivos comuns definidos pelas universidades participantes nas alianças e nos obstáculos que enfrentam na implementação desta nova fase de integração académica, particularmente no que se refere ao desenvolvimento e reconhecimento de diplomas conjuntos no espaço europeu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

CONCEPCIÓN ANGUITA-OLMEDO

Professor at the Universidad Complutense de Madrid (UCM, Spain)-Faculty of Political Science and Sociology, Department of International Relations and Global History, since 2004, and researcher at the Instituto Complutense de Estudios Internacionales (ICEI). She has held different management positions: Vice-Dean of Master Studies and External Practices, Academic Secretary of the Department, Coordinator of the MU in International Politics, Coordinator of the MU in Defense and International Security Politics and Coordinator of the IR line of the Ph. D. in Political Science and International Relations of the Faculty of Political and Social Sciences. Elected representative of the UCM Senate and member of the Faculty Board. She has been granted Professor Honoris Causa by the Brazilian Ministry of Defence at the proposal of the Escola de Comando e Estado Maior do Exército do Brasil (ECEME-Rio de Janeiro). She has been awarded the Cross of Military Merit with White Distinction by the Spanish Ministry of Defense. Visiting Scholar at: Inter-American Defense College (Washington D.C.) (2022), U. of California at San Diego (2019), U. of California at Los Angeles (2014). Short stays: U. de La Plata, U. de Lanús, U. de Varsovia (Poland), U. Autónoma Lisboa, U. Coimbra, ECEME (Rio de Janeiro) and URAP (Moscow). Concepción Anguita-Olmedo received her PhD by the Universidad Complutense de Madrid in 1997.

Publicado

2025-06-03