DIGITAL TOOLS IN SECOND LANGUAGE LEARNING IN HIGHER EDUCATION: A SYSTEMATIC REVIEW OF RECENT RESEARCH

Autores

  • SEÇKIN ESEN

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.4

Palavras-chave:

Ferramentas Digitais, Aprendizagem de Segunda Língua, Ensino Superior, Aprendizagem de Línguas Assistida por Tecnologia, Revisão Sistemática

Resumo

Nos últimos anos, a utilização de ferramentas digitais tem vindo a assumir um papel de destaque no domínio do ensino de línguas estrangeiras, impulsionada pelo potencial transformador da tecnologia na educação. Este fenómeno tem promovido a inovação nos métodos pedagógicos e contribuído para o aumento da eficácia dos processos de aprendizagem. A presente revisão sistemática incide sobre investigações recentes que analisam os impactos da integração de ferramentas digitais no ensino de línguas estrangeiras no ensino superior. A análise contempla os resultados de estudos publicados nos últimos anos e sublinha os principais desafios, bem como as boas práticas identificadas no que respeita à implementação de tecnologias digitais no contexto educativo. Os dados analisados evidenciam que tecnologias como o ensino híbrido (blended learning), plataformas de aprendizagem online, aplicações móveis de apoio à aprendizagem, jogos digitais, e ambientes de realidade virtual e aumentada proporcionam oportunidades significativas para a aquisição de competências linguísticas. Paralelamente, a inteligência artificial revela-se uma ferramenta promissora, embora também apresente desafios, não apenas para os docentes, mas igualmente para os próprios estudantes. A secção final deste estudo identifica lacunas relevantes na literatura existente e propõe direções para futuras investigações. As recomendações formuladas visam contribuir para uma utilização mais eficaz e sustentada das ferramentas digitais no ensino de línguas estrangeiras no ensino superior, promovendo, assim, ambientes de aprendizagem mais inovadores e inclusivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

SEÇKIN ESEN

Seçkin Esen received his Ph.D. in Educational Sciences from Hacettepe University in 2023 (Turkey). His research interests focus on educational management, second language acquisition, school health, and educational technologies. He has contributed to various academic projects and publications in educational sciences. Currently, he is involved in developing innovative content and mobile applications to enhance language learning for diverse learner profiles.

Publicado

2025-06-03