MULTICULTURAL PERSPECTIVES AND GLOBAL LEADERSHIP IN HIGHER EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.2Palavras-chave:
Globalização, Ensino Superior, Diversidade Cultural, Liderança Multicultural, Liderança SustentávelResumo
O presente estudo investiga os efeitos da globalização sobre as Instituições de Ensino Superior (IES), com especial enfoque no papel da diversidade cultural nas suas estruturas de liderança. Com a intensificação dos processos de globalização, as (IES) deixaram de ser exclusivamente centros de produção e disseminação de conhecimento para se afirmarem como ecossistemas sociais dinâmicos, caracterizados por interações multiculturais cada vez mais complexas. Esta transformação implicou uma necessária reconfiguração do conceito de liderança, conferindo relevo a funções estratégicas como a formulação de uma visão institucional, a gestão da mudança, a conciliação de valores culturais distintos e a construção de comunidades académicas sustentáveis. O estudo procede a uma análise aprofundada da estrutura do ecossistema educacional global, procurando compreender o equilíbrio entre os valores universais e as dinâmicas culturais locais, bem como o impacto da diversidade cultural nos processos de ensino e aprendizagem. Foram ainda examinados modelos de liderança multicultural, as competências essenciais para o desenvolvimento de capacidades de liderança eficazes, e a influência da diversidade cultural na promoção da inovação e da criatividade institucional. Paralelamente, analisou-se a forma como as novas tecnologias — designadamente a digitalização e a inteligência artificial — têm vindo a transformar as estruturas e práticas de liderança no contexto académico. Os resultados obtidos evidenciam que modelos de liderança flexíveis, inclusivos e culturalmente sensíveis, que reconhecem a diversidade como uma vantagem estratégica, desempenham um papel determinante na consolidação da competitividade global e da sustentabilidade das instituições de ensino superior. Com base nas conclusões alcançadas, recomenda-se, para investigações futuras, a realização de estudos comparativos e aprofundados que explorem a aplicação destes modelos de liderança em diferentes contextos regionais e institucionais.