THE GENDER GAP REVERSAL IN HIGHER EDUCATION: THE CASE OF BRAZIL AND CHINA

Autores

  • TELI CHEN https://orcid.org/0009-0004-2951-6817
  • SUZANA LOPES SALGADO RIBEIRO https://orcid.org/0000-0002-0310-0694
  • FRANCISCO JOSÉ LEANDRO https://orcid.org/0000-0002-1443-5828

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0324.13

Palavras-chave:

Gênero, Reversão, Ensino Superior, Brasil, China

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar a inversão da desigualdade de gênero nas matrículas no ensino superior no Brasil e na China, dois países membros do BRICS. Vários países vieram testemunhar uma transição da desigualdade de género no ensino superior, partindo de “mais estudantes do sexo masculino do que feminino” a “mais estudantes do sexo feminino do que estudantes do masculino”, como o caso do Brasil e da China. A inversão da desigualdade de género no ensino superior aconteceu em 1988 e 2008 no Brasil e na China, respetivamente. Com base neste facto, este artigo pretende responder à seguinte questão: Quais são os fatores que contribuem para a inversão da desigualdade de gênero no ensino superior no Brasil e na China? Para o efeito, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, incluindo uma análise de literatura, de dados estatísticos e documentos oficiais dos governos brasileiro e chinês, das Nações Unidas e do Banco Mundial, bem como uma análise comparativa sobre as semelhanças e diferenças entre o Brasil e a China no tocante à inversão da desigualdade de gênero. Neste sentido, através desta investigação, pretendemos identificar os fatores que contribuem para esta transição a partir de aspetos como movimentos feministas, quadro jurídico, desenvolvimento económico, expansão do ensino superior e fatores demográficos. A importância deste estudo reside em suas implicações para a compreensão da evolução panorâmica do ensino superior e da dinâmica de género a nível global. A análise da inversão da desigualdade de género no Brasil e na China pode servir de referência a outros países. As perceções derivadas deste estudo de caso podem chamar esforços globais para colmatar a questão de desigualdade de género e criar sistemas educativos de maior inclusão e equidade. Além disso, a abordagem na questão de género no ensino superior pode ajudar a despertar uma atenção crescente, para lidar com a desigualdade de género em outros domínios.

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Biografias Autor

TELI CHEN, https://orcid.org/0009-0004-2951-6817

English teacher at Hainan Vocational College of Politics and Law and a Ph.D. candidate at the Institute for Research on Portuguese-speaking Countries, City University of Macau (China). She holds a Master’s degree in Foreign Linguistics and Applied Linguistics from Hainan University and a Bachelor’s degree from the Department of English at Beijing International Studies University. Her current research interests include English teaching and Portuguese-speaking countries. She has published over ten articles in Chinese journals.

SUZANA LOPES SALGADO RIBEIRO, https://orcid.org/0000-0002-0310-0694

Bachelor’s degree in History from the University of São Paulo, and Master's and Ph.D. from the University of São Paulo (2002; 2017). She is a Professor of the History Course and the Master in Human Development, and Professional Master in Education - University of Taubaté (Brazil), and the Master in Management and Regional Development – Southern Minas University Center (UNIS). She is carrying out her post-doctorate at Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC SP), and is a researcher at the Center for Studies in Oral History.

FRANCISCO JOSÉ LEANDRO, https://orcid.org/0000-0002-1443-5828

PhD in political science and international relations from the Catholic University of Portugal in 2010, and habilitation from ISCTE–University Institute of Lisbon in 2022. From 2016 to 2017, Prof. Leandro took part in a post-doctoral research programme on state monopolies in China — One belt, one road studies. In 2014, 2017 and 2020, he was awarded an Institute of European Studies in Macau (IEEM) Academic Research Grant, which is a major component of the Asia Europe Comparative Studies Research Project. From 2014 to 2018, he was Programme Coordinator at the Institute of Social and Legal Studies, Faculty of Humanities at the University of Saint Joseph in Macau. From 2018 to 2023 he was Associate Dean of the Institute for Research on Portuguese-Speaking Countries at the City University of Macau. He is currently Associate Professor with Habilitation in International Relations in the Faculty of Social Sciences at the University of Macau (China). His most recent publications are: The Belt and Road Initiative: An Old Archetype of a New Development Model (2020), Palgrave Macmillan; Geopolitics of Iran (2021), Palgrave Macmillan; The Handbook of Special Economic Zones (2021), IGI Global; Disentangled Vision on Higher Education: Preparing the Generation Next (2023), Peter Lang Publishers; The Palgrave Handbook of Globalization with Chinese Characteristics (2023), Palgrave Macmillan; Changing the Paradigm of Energy Geopolitics: Resources and Pathways in the Light of Global Climate Challenges (2023), Peter Lang Publishers; Portuguese-speaking Small Island Developing States: The development Journeys of Cabo Verde, São Tomé and Príncipe, and Timor-Leste (2023), Palgrave Macmillan; The Palgrave Handbook on China-Europe-Africa Relations: Legacies and the New International Order (2024), Palgrave Macmillan.

Publicado

2024-12-17