BEYOND IRON ORE: REFRAMING THE BRAZIL-CHINA PARTNERSHIP AS A MULTIFACETED ENGAGEMENT

Autores

  • LORHAN DE OLIVEIRA PEREIRA
  • KAI YIN ALLISON HAGA https://orcid.org/0000-0002-5721-3846

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0324.10

Palavras-chave:

Minério de ferro, relações China-Brasil, instituições multilaterais, orientadas por recursos, dinâmica de poder global

Resumo

Este artigo examina a evolução do envolvimento multifacetado entre a China e o Brasil, concentrando-se no papel catalisador do comércio de minério de ferro na definição da sua parceria estratégica. Impulsionada pela crescente procura de minério de ferro por parte da China e pela sua necessidade estratégica de diversificar as cadeias de abastecimento, a relação evoluiu para além dos interesses económicos, para uma aliança estratégica mais ampla. Esta aliança abrange uma maior integração económica, caracterizada pelo comércio, projectos de infra-estruturas e transferência de tecnologia, bem como um alinhamento ideológico partilhado dentro de instituições multilaterais como os BRICS e o G20. Este artigo argumenta que a parceria China-Brasil, alimentada pela sua dependência mútua do minério de ferro, exemplifica como as parcerias orientadas para os recursos podem evoluir para alianças estratégicas com implicações significativas para a política e a economia globais. A aliança significa uma mudança na dinâmica do poder global, com potências emergentes como o Brasil desempenhando um papel cada vez mais importante na definição do futuro das relações internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

LORHAN DE OLIVEIRA PEREIRA

Masters’ degree candidate in International Master Program in Asia-Pacific Affairs (IMAPA), National Sun-Yat Sen University, Taipei (China)..

KAI YIN ALLISON HAGA, https://orcid.org/0000-0002-5721-3846

Assistant Professor, International Master Program in Asia-Pacific Affairs (IMAPA), National Sun Yat Sen University, Taipei (China)

Publicado

2024-12-17