“ORGULHOSAMENTE ACOMPANHADOS”: OLHAR PARA A AMÉRICA LATINA COMO MÁRIO SOARES

Autores

  • ANDREA IMAGINÁRIO BINGRE
  • DÉBORA DUARTE

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.16.2.01

Resumo

O Teatro Thalia, em Lisboa, recebeu, no dia 8 de abril de 2025, o Colóquio Mário Soares e a América Latina: Passado, Presente, Futuro, inserido nas comemorações do centenário deste político português. Por ter sido Presidente da República e Primeiro-Ministro de Portugal, é natural o interesse em destacar o seu pensamento no país cuja democracia ajudou a construir. Mas porquê voltar os olhos sobre a relação de Mário Soares com a região latino-americana?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

ANDREA IMAGINÁRIO BINGRE

Frequenta o doutoramento em História na Universidade Autónoma de Lisboa. É licenciada em Artes e Magister Scientiarum em Literatura comparada pela Universidade Central da Venezuela, onde é professora associada (Venezuela). Nesta instituição exerceu também os cargos de Coordenadora Académica e Coordenadora de Serviço Comunitário, e membro de diversas comissões académicas. Investiga em História Cultural e nos Estudos Culturais. Realiza atividade de extensão no âmbito musical, a través álbuns e eventos musicais que exploram a interculturalidade luso-venezuelana e o vínculo entre música e poesia portuguesas, motivo pelo qual a Associação de Luso-descendentes da Venezuela conferiu-lhe a Medalha de Honra na divulgação da cultura portuguesa na Venezuela.

DÉBORA DUARTE

Licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Direito Internacional Público e Europeu pela Universidade Católica do Porto. Foi oficial do Exército Português, onde desempenhou funções como jurista, entre 2018 e 2023 (Portugal). Colaborou na implementação de programas de formação profissional sobre temas de cooperação civil-militar, segurança e acesso humanitário em diferentes organizações internacionais e não governamentais. Encontra-se a frequentar o curso de mestrado em Relações Internacionais - Paz, Segurança e Desenvolvimento da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Publicado

2025-11-12

Edição

Secção

NOTAS E REFLEXÕES