VISÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REFLEXÕES À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Authors

  • ELAINE ANGELINA COLAGRANDE
  • LUCIANA APARECIDA FARIAS
  • LUIZ OMIR DE CERQUEIRA LEITE

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0224.6

Keywords:

Sustainable development, environmental education, social representations, school spaces, education

Abstract

From the perspective that the school is an important space for the construction of knowledge, responsible for the formation of citizens who are critical and active in the society in which they live, this text, which presents part of a quantitative-qualitative research, aims to reflect, through the identification of social representations, on the understanding that school managers of municipal schools, which serve early childhood and elementary education, in the municipality of Diadema, in the state of São Paulo, Brazil, present about the term “sustainable development” , considering the hypothesis that such professionals exert influence on school actions. The Theory of Social Representations and the Central Nucleus Theory were used as theoretical references. These data were collected using the free word recall technique. In a questionnaire administered, respondents indicated words that came to mind for the inducing theme “sustainable development”, and subsequently constructed a sentence in which they used the words evoked for the theme in question. Data processing was carried out through prototypical and content analysis. The results suggest a tendency towards understanding a more conservationist vision regarding the society/environment relationship, with citations focused on nature preservation and actions to resolve environmental problems. Based on these data, we sought to reflect on how environmental education in the school environment can contribute to debate about the construction of a sustainable society.

Author Biographies

ELAINE ANGELINA COLAGRANDE

Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz, mestrado em Ensino de Ciências (área de concentração: ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Ciências (área de concentração: ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2016). Possui experiência docente no ensino de Ciências e Química, em nível básico e superior. Docente no Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG (Brasil), no Programa de Pós-Graduação em Química (Educação em Química) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias). Desenvolve pesquisas com os temas: formação de professores de Química/ Ciências, educação ambiental e ensino de Química/Ciências.

LUCIANA APARECIDA FARIAS

Possui graduação Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Interunidades da USP (2015), especialização em Psicologia Transpessoal (2017) e Pintura Espontânea (2019). Tem experiência na área de Química Ambiental, Educação Ambiental e Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, percepção ambiental, percepção de risco, educação ambiental, educação socioemocional e questões étnico-raciais. Investiga também a relação entre as práticas religiosas Umbanda e Candomblé e a Educação Ambiental, a partir da interpretação da Lei Federal 11.645/08, a qual determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Possui curso de produção de documentários na Academia Internacional de Cinema. Coordena dois projetos de ensino, pesquisa e extensão: Educação ambiental transpessoal e o papel das religiões afro-brasileiras na educação antirracista e na formação de professores. Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal de São Paulo (Brasil), campus Diadema, do Departamento de Ciências Ambientais e credenciada no Programa de Pós-graduação Análise Ambiental Integrada.

LUIZ OMIR DE CERQUEIRA LEITE

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1976). Atualmente professor do Departamento de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) e analista sênior da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Tem experiência em Ciências de Dados, Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: emprego e mercado de trabalho.

Published

2024-09-06