NATO E OPINIÃO PÚBLICA EUROPEIA: FATORES MEDIÁTICOS DEFINIDORES DE CONFIANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.15.1.4

Palavras-chave:

OTAN, confiança nos media, uso de media, opinião pública, Eurobarómetro

Resumo

Num contexto político internacional em plena transformação face à invasão da Ucrânia pela Rússia, a NATO vê o seu papel recentrado no debate público europeu. Desta forma, é crucial compreender o papel dos media nas atitudes que os cidadãos europeus têm sobre esta instituição. A presente pesquisa tem como objetivo medir o papel dos media na adesão dos cidadãos da União Europeia à ação da NATO. Para tal consideram-se os indicadores de confiança na NATO, confiança nos media tradicionais e digitais, bem como da frequência de utilização dos media do Eurobarómetro de janeiro e fevereiro 2022, que contou com um total de 26.681 participantes oriundos dos 27 Estados-membro da UE, com amostras representativas. A principal descoberta da pesquisa sugere que os media têm relevo na adesão dos europeus à ação da NATO. Verificou-se que nas vésperas da invasão da Ucrânia pela Rússia a maioria dos europeus confiava na NATO. Mais, a evidência empírica obtida revela que existe grande probabilidade de um cidadão europeu confiar na NATO quando a montante confia nos media tradicionais. Outros resultados relevantes passam pelo facto de a confiança nos media digitais, bem como o seu uso serem bons preditores da confiança na NATO. Subsidiariamente conclui-se que os homens e entre estes os mais instruídos, constituem o núcleo dos cidadãos europeus que mais propensão têm em confiar na NATO.

Biografias Autor

JOÃO CARLOS SOUSA

Doutorando em Ciências da Comunicação do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) e bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Pós-Graduado em Análise de Dados em Ciências Sociais (ISCTE-IUL). Mestre em Sociologia: exclusões e políticas sociais (Universidade da Beira Interior) e Licenciado em Sociologia. Foi bolseiro de Investigação nos projetos Agenda dos Cidadãos: jornalismo e Participação cívica nos media portugueses e público e privado em comunicações móveis, desenvolvidos no LabCom da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior.

ANA PINTO-MARTINHO

Editora do European Journalism Observatory (Portugal), é licenciada em Ciências da Comunicação (Universidade da Beira Interior) e mestre em Comunicação Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE). Assistente de investigação do CIES (ISCTE-IUL), onde participa em vários projetos nacionais e internacionais. A saber: Newsreel, Newsreel 2, CoMMPASS, Barómetro de Notícias, entre outros. CV Institucional.

NUNO AMARAL JERÓNIMO

Professor Auxiliar e Presidente do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (Portugal). Investigador do LabCom-UBI. Investigador convidado e coordenador do International Research Group “Communication, Culture and Citizenship” na Vilnius Gediminas Technical University, Lituânia. Doutor em Sociologia pela Universidade da Beira Interior. Diploma de Estudios Avanzados em Comunicación, Cultura y Educación pela Universidade de Salamanca. Membro da direcção da Associação Portuguesa de Sociologia. 

Publicado

2024-05-27

Edição

Secção

ARTIGOS