ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DAS LINHAS ORIENTADORAS PARA ESTRATÉGIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESTADOS-MEMBROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • MARIA HENRIQUETA RAYMUNDO
  • PEDRO MARTINS
  • JOANA DINIZ
  • CLARA JUSTINO

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0224.02

Palavras-chave:

Estratégia Nacional de Educação Ambiental, Políticas Públicas, CPLP

Resumo

As políticas públicas de Educação Ambiental constituem um instrumento importante para fazer face aos desafios ambientais atuais. Respondendo a um desafio dos Ministros do Ambiente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, no sentido do desenvolvimento de Estratégias Nacionais de Educação Ambiental nos diversos Estados-Membros, a Rede de Educação Ambiental dos Países Lusófonos e Galiza constituiu um grupo de trabalho para elaborar um documento com as Linhas Orientadoras para o apoio à Elaboração, Implementação, Avaliação e Revisão de Estratégias Nacionais de Educação Ambiental. A elaboração do documento foi precedida de um levantamento das estratégias e políticas de Educação Ambiental já elaboradas e implementadas em cada um dos países, bem como de outras politicas relevantes e programas relacionados. O processo de criação do documento desenrolou-se ao longo de catorze meses e culminou com a apresentação do mesmo em reunião de Ministros do Ambiente da CPLP, tendo contribuído para incentivar o desenvolvimento de políticas públicas que reforcem a elaboração, implementação e/ou prorrogação de Estratégias Nacionais de Educação Ambiental.

Biografias Autor

MARIA HENRIQUETA RAYMUNDO

Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (Brasil). Mestra em Ciências Florestais pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora da ANPPEA - Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental e do MonitoraEA - Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental. Pesquisadora-colaboradora do LADIS - Laboratório de Análises e Desenvolvimento de Indicadores para Sustentabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Representante do Brasil no Conselho de Coordenação da RedeLuso.

PEDRO MARTINS

Doutorando em Equidade e Inovação em Educação (Universidade de Santiago de Compostela). Mestre em Educação pelo Instituto Politécnico do Porto. Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade do Porto, em colaboração com a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e o Istituto Zooprofilattico Sperimentale della Lombardia e Dell’Emilia Romagna (Itália). Licenciado em Biologia pela Universidade do Porto (Portugal). Professor no ensino superior e no ensino secundário (Portugal). Investigador do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Instituto Politécnico do Porto). Autor de manuais escolares e livros técnicos para professores (AREAL Editores). Ministrou formação de adultos na área da Educação Ambiental e foi diretor escolar. É Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Educação Ambiental e Representante de Portugal no Conselho de Coordenação da RedeLuso.

JOANA DINIZ

Mestre em Antropologia Social pelo ISCTE-IUL, e com licenciatura em Antropologia pela Universidade de Coimbra. Colaboradora da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Portugal) e gestora de projetos. Colaboradora na Redeluso.

CLARA JUSTINO

Pós-Graduada em Regeneração Urbana e Ambiental pelo Instituto Superior Técnico (Lisboa). Licenciada em Engenharia Ambiental pela Universidade Nova de Lisboa. Presentemente trabalha na Direção de Cooperação do Secretariado Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP, Portugal).

Publicado

2024-09-06