REDE LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS DE COOPERAÇÃO PARA CONSTRUIR RESPOSTAS SOCIAIS A UMA CRISE SOCIOAMBIENTAL GLOBAL

Autores

  • MARÍLIA ANDRADE TORALES CAMPOS
  • PEDRO MARTINS

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0224ED

Resumo

De forma bastante evidente, a humanidade vive num cenário de convergência de diferentes crises, que se entrecruzam e afetam distintas dimensões da sociedade. Tal cenário, complexo na sua natureza e dimensão, desafia-nos a repensar o processo civilizatório humano, tendo em vista a forte correlação existente entre os modos de vida e o modelo de desenvolvimento adotados pelas sociedades forjadas a partir de um padrão de produção e consumo capitalista. O esforço para constituir uma governança global capaz de enfrentar os problemas decorrentes de um desequilíbrio ecológico sistémico não tem sido suficiente para reverter o quadro de crise climática, o aumento dos níveis de poluição e a perda de biodiversidade, que cada vez mais evidenciam os limites regenerativos do planeta.

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Biografias Autor

MARÍLIA ANDRADE TORALES CAMPOS

Doutora em Ciências da Educação, professora associada da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação Ambiental, Pedagoga. Diretora do Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (Brasil). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade. Coordenadora Adjunta da Rede Lusófona de Educação Ambiental. Bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq/Brasil).

PEDRO MARTINS

Doutorando em Equidade e Inovação em Educação (Universidade de Santiago de Compostela). Mestre em Educação pelo Instituto Politécnico do Porto. Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade do Porto, em colaboração com a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e o Istituto Zooprofilattico Sperimentale della Lombardia e Dell’Emilia Romagna (Itália). Licenciado em Biologia pela Universidade do Porto (Portugal). Professor no ensino superior e no ensino secundário (Portugal). Investigador do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Instituto Politécnico do Porto). Autor de manuais escolares e livros técnicos para professores (AREAL Editores). Ministrou formação de adultos na área da Educação Ambiental e foi diretor escolar. É Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Educação Ambiental e Representante de Portugal no Conselho de Coordenação da RedeLuso.

Publicado

2024-09-06