A COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: PRÁTICAS E DESAFIOS DA COOPERAÇÃO ENTRE MOÇAMBIQUE E BRASIL (1975-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.15.1.13

Palavras-chave:

Cooperação Sul-Sul, desenvolvimento, Brasil, Moçambique

Resumo

A cooperacão Sul-Sul é uma alternativa atraente para os países africanos gerirem os problemas enfrentados com os actuais mecanismos de ajuda externa. Entretanto, caracteriza se pela volatilidade, isto é, a sua intensidade oscila no tempo e no espaço. Na sua relação com o Brasil, Moçambique depara-se com uma diminuição recente do engajamento do Brasil. Embora tenham sido assinados acordos de cooperação entre os dois países em diversas áreas, no início do milénio 2000, o cenário de mudança de governo no Brasil expôs a vulnerabilidade da cooperação entre ambos. Devido à postura anti-globalista do Presidente Bolsonaro, o projecto de inserção internacional do Brasil à escala global foi abandonado, o que afectou diretamente a cooperação com Moçambique. Visto que Moçambique tem o Brasil como um parceiro estratégico, a redução do engajamento político deste último obriga o primeiro a repensar estratégias de desenvolvimento no contexto da cooperação Sul-Sul. Este distanciamento político de ambos não é novo, tende a reproduzir-se num contexto internacional diferente, afectando negativamente as expectativas de Moçambique. Com o propósito de aprofundar a compreensão sobre as dinâmicas da cooperação para o desenvolvimento a nível da periferia, este artigo investigou, com base na análise documental e em entrevistas, as práticas comuns e os desafios inerentes da cooperação entre Moçambique e Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

FÁTIMA CHIMARIZENI PAPELO

Professora de Questões Contemporâneas das Relações Internacionais na Pós-Graduação e História das Relações Internacionais na Escola Superior de Relações Internacionais (ESRI) da Universidade Joaquim Chissano (Moçambique). Doutorada em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ANDRÉ LUIZ REIS DA SILVA

Professor Associado no Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política (UFRGS) e Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS). Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ2). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6302611515385123;

Publicado

2024-05-27

Edição

Secção

ARTIGOS