ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU 2024: ESTRATÉGIAS DE MOBILIZAÇÃO JOVEM

Autores

  • LUÍS MARTINS
  • SANDRINA ANTUNES
  • TIAGO NOGUEIRA
  • BEATRIZ RODRIGUES
  • MARTA FERREIRA
  • GUILHERME RODRIGUES

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.15.1.9

Palavras-chave:

Eleições Europeias, Parlamento Europeu, Mobilização Jovem, Participação Política, Portugal

Resumo

Em 2019, a participação eleitoral dos jovens portugueses na eleição para o Parlamento Europeu foi a mais baixa de toda a União Europeia. O presente artigo visa identificar estratégias de mobilização jovem para as eleições europeias de 2024. Para tal, este artigo oferece uma tipologia descritiva que distingue entre estratégias de mobilização a curto e a médio/longo prazo. Esta tipologia foi testada em três focus groups, num total de vinte e um jovens portugueses. Os resultados indicam que existe uma convergência no apoio a algumas estratégias de mobilização e uma divergência relativamente a outras. O artigo conclui com algumas recomendações que visam promover a participação dos jovens portugueses nas próximas eleições europeias.

Biografias Autor

LUÍS MARTINS

Licenciado em Ciência Política pela Universidade do Minho. Foi galardoado com duas Bolsas de Excelência da Universidade do Minho (Portugal). Atualmente, é mestrando no mestrado em Ciência Política na mesma instituição (Portugal).

SANDRINA ANTUNES

Professora Auxiliar do Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública da Universidade do Minho (Portugal) e Scientific Fellow na Universidade Libre de Bruxelas. É licenciada em Relações Internacionais e doutorada em Ciência Política pela Universidade Libre de Bruxelas. É membro integrado do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) na Universidade do Minho. É atualmente Diretora do Mestrado em Relações Internacionais na Universidade do Minho

TIAGO NOGUEIRA

Licenciado em Ciência Política pela Universidade do Minho e frequenta atualmente o mestrado em Direito da União Europeia pela mesma instituição (Portugal). Os seus principais interesses centram-se em assuntos europeus, eleições e governança.

BEATRIZ RODRIGUES

Licenciada em Ciência Política pela Universidade do Minho. Atualmente, frequenta o mestrado de Administração Pública (Portugal).

MARTA FERREIRA

Licenciada em Ciência Política pela Universidade do Minho. Atualmente, é mestranda em Relações Internacionais na mesma instituição (Portugal).

GUILHERME RODRIGUES

Licenciado em Ciência Política pela Universidade do Minho e atual mestrando em Negócios Internacionais na mesma instituição (Portugal).

Publicado

2024-05-27

Edição

Secção

ARTIGOS