ANÁLISE COMPARATIVA DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA - NATO VERSUS TURQUIA - NO INÍCIO DA INVASÃO DA UCRÂNIA EM 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.15.1.5

Palavras-chave:

Comunicação estratégica, Turquia, NATO, guerra na Ucrânia, Comunicação e Defesa Nacional

Resumo

No dia 24 de fevereiro de 2022 a Rússia lançou uma operação militar especial no leste da Ucrânia. Vários países e organizações internacionais reagiram com mensagens de condenação. Neste artigo, foi definido como objeto de estudo as comunicações oficiais da NATO e da Turquia durante as primeiras três semanas após o início da guerra a 23 de fevereiro de 2022, partindo da questão inicial: terão existido diferenças na comunicação da NATO e da Turquia sobre a invasão da Ucrânia e, em caso afirmativo, que fatores poderão ter motivado estas diferenças? Foram realizadas análises de conteúdo a 26 comunicados do Secretário Geral da NATO e a 31 comunicados do Governo Turco emitidos entre 24 de fevereiro e 17 de março de 2022. Nos resultados foram detetadas diferenças significativas na utilização das palavras-chave mais relevantes. A linguagem insuficientemente crítica e assertiva da Turquia permitiu-lhe manter um jogo-duplo, beneficiando, por um lado, da sua proximidade a Moscovo, sem descurar, por outro lado, a sua posição na NATO. Por outro lado, a NATO modelou a sua comunicação de forma a sublinhar que esta ameaça à segurança da Europa evidencia que o reforço de uma aliança defensiva, forte e coesa, continua a ser um aspeto central das políticas de defesa nacional dos seus estados-membros.

Biografias Autor

FAUSTO BRITO E ABREU

Doutorado em Ecologia Comportamental pela Universidade de Oxford, Reino Unido Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi Diretor-Geral de Política do Mar, Ministério do Mar de Portugal, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia do Governo Regional dos Açores, Conselheiro de Ambiente, Clima e Política Marítima, Representação Permanente de Portugal Junto da União Europeia, Ministério dos Negócios Estrangeiros em Bruxelas. Auditor do 47.º Curso de Defesa Nacional 2022/2023, Instituto da Defesa Nacional (Portugal)

ANA OLIVEIRA E PINHEIRO

Licenciada em Ciência Política, com especialização em Política Internacional com relevância interna pelo ISCSP. Iniciou a carreira no Centro de Documentação do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa. Desempenhou funções no Ministério da Defesa Nacional transitando para a Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros (Portugal) onde se mantém até à data, tendo desempenhado funções em áreas distintas como Segurança, Defesa e Cooperação Internacional. Auditora do 47.º Curso de Defesa Nacional 2022/2023, no Instituto da Defesa Nacional, Portugal.

JÚLIO N’NAQUIDANQUE,

Coronel do Exército (Guiné-Bissau). Licenciado em Administração Publica Economia Social, Universidade Colinas de Boé, Guiné-Bissau. Curso de Comando e Estado Maior, Academia Internacional de Nandjin, China. Curso de Promoção a Oficial Superior, IESM, Portugal Curso de Promoção a Capitão, Escola Prática de Infantaria, Portugal Professor de Liderança Militar e Professor do Ensino Secundário no Liceu Samora Moisés Machel Auditor do 47.º Curso de Defesa Nacional 2022/2023, Instituto da Defesa Nacional, Portugal.

 

FERNANDO RITA

Doutorado em História Moderna e Contemporânea, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Mestre em História Regional e Local, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Membro do Centro de Investigação da Academia Militar (CINAMIL), do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão e do Fórum Ribatejo para Historiadores Regionais e Locais. Tenente-Coronel do Exército Português, na reserva (Portugal), cumpriu duas comissões de serviço especiais na Bósnia-Herzegovina e Moçambique. É autor de quatro livros e colaborador/coordenador de outros oito sobre temas de História Militar, Regional e de Defesa Nacional. Conferencista convidado em vários seminários e colóquios; foi comentador televisivo na Cerimónia dos 100 anos do Armistício da Primeira Grande Guerra, emitida pela RTP. Foi ainda Professor Regente de História Militar, na Secção de Estudo das Crises e dos Conflitos Armados, da Academia Militar, Portugal. Auditor do 47.º Curso de Defesa Nacional 2022/2023, Instituto da Defesa Nacional, Portugal

Publicado

2024-05-27

Edição

Secção

ARTIGOS