FROM ALLIANCE BUILDING TO STRATEGIC PARTNERSHIPS: A HISTORICAL ANALYSIS OF DEFENCE DIPLOMACY

Autores

  • FAIQ HASSAN KHALID
  • NAEEM AHMED

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.15.1.1

Palavras-chave:

Diplomacia da defesa, interoperabilidade, exercício militar conjunto, adido de defesa, acordos de cooperação no domínio da defesa

Resumo

A diplomacia de defesa, no âmbito da esfera do Estado, está a registar um rápido crescimento devido aos interesses geopolíticos e geoeconómicos dos blocos de potências emergentes em todo o mundo. O presente artigo tem por objetivo fornecer um contexto histórico abrangente das atividades significativas realizadas no quadro da diplomacia de defesa moderna. A questão central da investigação explora a forma como as atividades de diplomacia de defesa moldaram o panorama das relações internacionais. Verifica-se que estas atividades, como os intercâmbios militares, os exercícios e a cooperação, com raízes na antiguidade, adaptaram se continuamente para moldar a história e continuam a ser relevantes nas complexas relações internacionais de hoje.

Biografias Autor

FAIQ HASSAN KHALID

PhD Candidate in the Department of International Relations, University of Karachi (Pakistan). His research interests include defence diplomacy, foreign policy and related issues in the global south and north.

NAEEM AHMED

Associate Professor, Chairman, Department of International Relations, University of Karachi (Pakistan).

Publicado

2024-05-27

Edição

Secção

ARTIGOS