KICKING POWER PLAY: CHINA'S FOOTBALL DIPLOMACY AS A GEOPOLITICAL FORCE

Autores

  • EMILIO HERNÁNDEZ-CORREA
  • RICARDO GÚDEL

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT24.4

Palavras-chave:

China, guanxi, soft power, desporto, estratégia

Resumo

Este artigo analisa a utilização estratégica que a China faz da sua crescente indústria desportiva, especificamente do futebol, como meio de influência global e as implicações desta abordagem. O estudo baseia-se numa análise de documentos políticos, literatura académica e exemplos empíricos para explorar a evolução da diplomacia desportiva da China e o papel do futebol neste contexto. A investigação elucida como a liderança da China orquestrou políticas para transformar a nação de anfitriã de eventos desportivos numa potência global. As iniciativas do governo sublinham esta ambição, integrando a Belt And Road Initiative (BRI), ou Iniciativa Faixa e Rota, com a diplomacia desportiva, amplificando ainda mais o soft power da China. O conceito de guanxi, profundamente enraizado na sociedade chinesa, influencia as relações comerciais, tendo impacto também na diplomacia desportiva. O estudo retrata as aquisições de clubes de futebol europeus por parte da China como emblemáticas de uma estratégia multifacetada que combina influência cultural e económica. As mudanças nas políticas de investimento estrangeiro e no apoio estatal influenciaram a trajetória dos investimentos chineses em clubes de futebol estrangeiros. Esta investigação contribui para a compreensão de como a China aproveita a sua indústria desportiva para obter influência global e a complexa interação entre política, economia, cultura e diplomacia. A análise ressalta a adaptação de conceitos consagrados como o guanxi na diplomacia desportiva. Ele esclarece a evolução da China, desde a organização de eventos desportivos até a definição ativa da diplomacia desportiva global. O estudo sublinha ainda as implicações mais amplas da abordagem da China e a transformação do futebol como uma ferramenta de soft power. À medida que a China redefine o seu papel na arena desportiva global, esta investigação oferece perspetivas sobre a evolução das suas estratégias e as implicações multifacetadas para o desporto internacional e as relações diplomáticas.

Biografias Autor

EMILIO HERNÁNDEZ-CORREA

PhD in Economics, and a Master's Degree in International Trade. He is a Graduate in East Asian Studies, and a Graduate in Tourism. He is the Deputy Director of the Asian Studies Centre, University of Valladolid (Spain) and a Lecturer at the Faculty of Commerce. He has worked and researched in China for two years in the tourism and trade sectors. His research also focuses on the Chinese sports industry, outbound Chinese tourism and its economic impact, international trade with China and intercultural relations in companies and organisations. Emilio has recently published his first book about Chinese global governance.

RICARDO GÚDEL

Associate Lecturer of Business Management and International Trade at the University of Valladolid (Spain). He is also a member of the International Trade Chair and the Asian Studies Centre of the Faculty of Commerce. Ricardo is currently a PhD candidate, and his thesis focuses on studying the geopolitical management of football in Asia. In recent years, he has developed his professional activity in foreign trade and the sports field developing the grassroots football of his home city. His research focuses mainly on overseas sports industries, competitiveness, efficiency and the geopolitical impact of sports worldwide.

Publicado

2024-01-11