SEEN BUT OVERLOOKED? THE EMERGENCE OF REGIONAL LEADERSHIP IN POLYCENTRIC CLIMATE GOVERNANCE AFTER PARIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.14.2.16

Palavras-chave:

Acordo de Paris, Governação Policêntrica, Liderança Climática Regional

Resumo

O Acordo de Paris formalizou uma transição do regime climático para uma abordagem mais policêntrica que reconhece os agentes não estatais como atores influentes na governação climática global. Tendo em conta a implementação de metas climáticas por governos regionais em sistemas federais ou descentralizados, as dinâmicas da liderança climática também estão a ser definidas por estes atores. Embora a literatura reconheça o surgimento de dinâmicas de liderança alternativas em estruturas cada vez mais policêntricas, poucos estudos analisam a ação regional no domínio do clima quer através de estudos conceptuais ou empíricos. Revendo as referências existentes sobre governação policêntrica, mas também sobre liderança climática, este artigo é guiado por dois objetivos: (i) problematizar e reconhecer a lacuna na literatura sobre o fenómeno da liderança regional na governação climática global; e (ii) justificar a relevância e necessidade do desenvolvimento deste mesmo estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

ANA RAQUEL ALMEIDA DIAS

PhD candidate in Political Science and International Relations at the University of Minho (Portugal). She also holds a master's degree in Political Science and a bachelor's degree in International Relations, both from the University of Minho. Currently, her research project focuses on analysing the dynamics of global climate governance with a particular focus on regional federal actors. Collaborator at Research Center CICP, University of Minho.

SANDRINA ANTUNES

Doutorada em Ciência Política pela Universidade Libre de Brexelas, scientific fellow desde 2013. Mestre em Antropologia Política e licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Colaborou com o Committee of the Regions e com a Assembleia das Regiões Europeias. Os interesses de investigação encontram-se na intersecção da Ciência Política e dos Estudos Europeus. Member of the Research Center CICP, University of Minho, Braga, Portugal.

Publicado

2023-11-29