INTERPRETING INDONESIAN NETIZEN RESPONSE TOWARDS PUTIN’S MASCULINITIES IN THE RUSSIAN INVASION FROM A GENDER PERSPECTIVE

Autores

  • DIAS PABYANTARA SWANDITA MAHAYASA
  • BIMANTORO KUSHARI PRAMONO

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.14.2.4

Palavras-chave:

Rússia, Ucrânia, internauta indonésio, Putin, Masculinidade

Resumo

Desde que Putin executou a sua invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, gerou várias reações no mundo real e nas redes sociais. Entre os utilizadores mais ativos a nível mundial, os internautas indonésios contribuem significativamente para os debates nas redes sociais. É intrigante, uma vez que o padrão anterior indica que as redes sociais indonésias raramente geram uma resposta maciça a questões sobre assuntos internacionais, especialmente as que não estão relacionadas com a Indonésia. No entanto, no caso da invasão de Putin, os internautas indonésios comportaram-se fora do padrão, reproduzindo narrativas extensas para apoiar a invasão da Rússia, glorificando o lado masculino de Putin. Neste artigo, traçamos a narrativa que glorifica a masculinidade de Putin e como é construída nas respostas dos internautas indonésios, interpretando os dados do Twitter logo após o primeiro ataque russo de fevereiro de 2022 a março de 2022. Além disso, também explicamos em que condições as narrativas emergem. Descobrimos que a narrativa criou dois padrões diferentes: o primeiro irradiava a romantização do aspeto machista de Putin e, ao mesmo tempo, a feminização do governo indonésio. Em seguida, argumentamos que as narrativas de apoio estão ligadas à forma como as relações de género indonésias estão imbuídas de produtos de masculinidade hegemónica do passado colonialismo indonésio que moldaram o elogio do ponto de vista da masculinidade hegemónica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

DIAS PABYANTARA SWANDITA MAHAYASA

International Relations Lecturer, Universitas Jenderal Soedirman (Indonesia). His research interest revolves around gender and social movement issues. He also serves as a managing director of the Center for Identity and Urban Studies.

BIMANTORO KUSHARI PRAMONO

International Relations Lecturer, Universitas Paramadina (Indonesia). His research interest is mainly in the digital diplomacy field.

Publicado

2023-11-30