TÜRKİYE’S ROLE IN SHAPING REGIONAL POLITICS IN THE MIDDLE EAST THROUGH THE ORGANIZATION OF ISLAMIC COOPERATION (OIC) AND THE ASTANA PROCESS

Autores

  • YUSUF DİNÇEL

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0525.12

Palavras-chave:

Turquia, Processo de Astana, Política Externa Turca, OIC, Agendas políticas, Estratégia Multidimensional

Resumo

A política externa turca reposicionou-se em vários momentos em resposta aos desenvolvimentos globais e regionais, particularmente no Médio Oriente. Este estudo argumenta que o comportamento diplomático da Turquia reflete uma orientação dupla: enquanto emprega instrumentos normativos, multilaterais e de soft power dentro da Organização da Cooperação Islâmica (OCI), adota uma abordagem mais pragmática e orientada para a segurança no Processo de Astana. A hipótese central é que estes dois casos, considerados em conjunto, revelam a evolução da Turquia para uma estratégia multidimensional e multilateral que equilibra a diplomacia baseada em valores com os imperativos do hard power. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa e comparativa, baseando-se em fontes secundárias, documentos oficiais e declarações de funcionários governamentais para analisar os papéis, estratégias e limitações da Turquia em ambas as plataformas. Ao ligar a OIC e o Processo de Astana, este artigo não só destaca o contraste entre o multilateralismo institucional e a diplomacia de crise, como também contribui para a literatura sobre a política externa turca, demonstrando como a Turquia persegue simultaneamente a legitimidade normativa e os imperativos de segurança nos seus compromissos regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

YUSUF DİNÇEL

Assistant Professor at Turkish National Police Academy, Faculty of Homeland Security, Department of International Relations (Turkey). ORCID: 0000-0002-2615-6025.

Publicado

2025-12-15