AN EXAMINATION AND VALIDATION OF SOCIAL AND EMOTIONAL LEARNING SKILLS AMONG UNIVERSITY STUDENTS IN UGANDA

Autores

  • MIIRO FAROOQ

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.11

Palavras-chave:

Uganda, Ensino Superior, Aprendizagem Socio-Emocional, Autoconsciência, Decisão Responsável, Consciência Social

Resumo

Este estudo tem por objetivo examinar e validar o conceito de “competências de aprendizagem socio-emocional” (Social and Emotional Learning – SEL) entre estudantes do ensino superior no Uganda. A relevância deste conceito tem vindo a aumentar no meio académico e científico, particularmente no que se refere à formação de graduados holísticos, capazes de integrar competências cognitivas e socio-emocionais. Recorreu-se a um desenho de investigação transversal, com a aplicação de uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) e de uma Análise Fatorial Confirmatória através da Modelação por Equações Estruturais (Structural Equation Modelling – SEM), com vista a testar a adequação de um modelo hipotético de medição das competências SEL. A amostra do estudo foi constituída por 664 participantes, selecionados aleatoriamente, tendo sido analisadas a fiabilidade e a validade do construto com base em diversos indicadores estatísticos: alfa de Cronbach, fiabilidade composta, fiabilidade máxima e padrões de validade convergente e discriminante. Os resultados indicaram que o modelo hipotético de medição apresentou significância estatística, estruturando-se em cinco fatores principais, com um total de 24 itens intercorrelacionados. Estes achados sustentam a adequação do modelo teórico proposto no contexto específico da amostra estudada. O estudo recomenda, por conseguinte, que as Instituições de Ensino Superior considerem a aplicação deste modelo de competências SEL, devidamente adaptado ao contexto cultural e educacional em que se insere, e sugere a realização de investigações futuras que explorem a validade do modelo noutras realidades socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

MIIRO FAROOQ

Senior Lecturer, Department of Educational Management and Administration Islamic University in Uganda (Uganda). He is a specialist in educational leadership, with a primary focus on teaching thinking skills and integrating wisdom pedagogy into curriculum reform. He holds a PhD in Educational Management from the International Islamic University Malaysia (IIUM), alongside a Master of Education and a Bachelor of Arts with Education from the Islamic University in Uganda (IUIU). Currently, he serves as a Senior Lecturer in the Department of Educational Management and Administration at IUIU. With over 15 years of active engagement in higher education, Dr. Farooq has published more than 29 book chapters and peer-reviewed articles addressing the intersections of curriculum development, teacher education, and educational leadership in African and Islamic contexts. He has successfully led and collaborated on several educational reform projects aimed at enhancing teacher preparation and institutional management in Uganda and beyond. His research interests stem from a deep concern with the disconnection between education and human transformation. His scholarly inquiry explores pressing questions such as: Why do students lose motivation in learning? Why is the ethical and spiritual dimension of teaching diminishing in higher education? Why do educated societies still struggle with underdevelopment, poor leadership, and moral decline? Dr. Farooq’s work is dedicated to rethinking the purpose of education through the lens of spirituality, critical thinking, and contextual relevance. His academic mission is to contribute to a more human-centered and values-driven approach to higher education in Africa and the broader Global South. ORCID: 0000-0002-1369-7535

Publicado

2025-06-03