JAKARTA’S CITY BRANDING AS PARA-DIPLOMACY: BEYOND GREENING STADIUM AND RACE
DOI:
https://doi.org/10.26619/1647-7251.14.1.9Palavras-chave:
Governo regional de Jacarta, Estádio Internacional de Jacarta, Fórmula E, sustentabilidade, cidade verde e globalResumo
Mega-estruturas e mega-eventos desportivos têm sido atracções em muitas mega-cidades representando a sua identidade para o resto do mundo. Tal fenómeno também teve lugar em Jacarta devido à existência do recentemente erguido Estádio Internacional de Jacarta e da Fórmula E realizada, tendo ambos ganhado atenção e estimulado discussões na Indonésia. Ambos têm sido conhecidos como um estádio verde e uma corrida verde. A integração da sustentabilidade no desenvolvimento urbano tem sido uma tendência global e Jacarta tenta tirar partido desta tendência para criar uma marca. Esta investigação visa descrever a razão de ser da ecologização do estádio e da corrida pelo governo regional de Jacarta no âmbito da sua política de marca da cidade. Foi seguido o método qualitativo e a análise descritiva, para além da análise do conceito de paradiplomacia e de marca da cidade. Como resultados, percebeu-se que tanto o estádio verde como a Fórmula E foram utilizados como símbolos ou valor promocional para promover o desenvolvimento verde na cidade. A marca da cidade utilizada pelo governo regional de Jacarta resultou numa prática diplomática que trazia uma mensagem sobre a transformação da cidade tornando-a verde e global. Este documento fornece uma perspectiva de que a marca da cidade consiste na própria paradiplomacia ou numa forma de práticas paradiplomáticas, defende que, através da marca, as cidades devem ser capazes não só de alargar localmente as suas necessidades específicas, mas também de reforçar o seu papel global na abordagem dos desafios globais como a crise climática. Este documento beneficia aqueles que estão interessados ou que estudam hoje a paradiplomacia das cidades e a política urbana global.