MANAGEMENT STYLES AND ORGANIZATIONAL INTELLIGENCE LEVEL OF HIGHER EDUCATION ADMINISTRATORS

Autores

  • DILEK YÖRÜK

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.3

Palavras-chave:

Inteligência Organizacional, Gestão, Estilo de gestão, Administrador

Resumo

Com o avanço da globalização, as responsabilidades atribuídas aos administradores das Instituições de Ensino Superior têm-se intensificado progressivamente. Os gestores académicos e administrativos assumem um papel fundamental na orientação dos estudantes, não apenas a nível académico, mas também nos domínios social e psicológico. A qualidade dessa orientação tem um impacto direto na inteligência organizacional das instituições, a qual, por sua vez, influencia significativamente a qualidade dos serviços prestados e o grau de satisfação das partes interessadas. Apesar da relevância do tema, não se identificaram estudos que abordem, de forma direta e enquadrada teoricamente, a relação entre os estilos de liderança dos administradores do ensino superior e a inteligência organizacional. Embora existam investigações com ligações indiretas, verifica-se uma lacuna na literatura relativamente à exploração sistemática desta relação. O presente estudo tem como objetivo principal clarificar os conceitos de estilos de gestão dos administradores do ensino superior e de inteligência organizacional, bem como discutir os respetivos fundamentos teóricos. A investigação foi desenvolvida com base numa metodologia de revisão qualitativa da literatura. Para tal, foram analisados estudos de caso disponíveis em bases de dados como o TR Index e o Turcademy.com, com o intuito de examinar os efeitos dos estilos de gestão e da inteligência organizacional no contexto do ensino superior. Os dados recolhidos foram tratados maioritariamente através de análise de conteúdo. Os resultados foram analisados de forma minuciosa, sistemática e detalhada, sendo posteriormente organizados e interpretados com base em categorias temáticas relevantes. Esta investigação pretende contribuir para um melhor entendimento do papel dos estilos de gestão adotados pelos administradores no desenvolvimento da inteligência organizacional nas instituições de ensino superior, oferecendo, assim, um referencial teórico para estudos futuros nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

DILEK YÖRÜK

Dilek Yörük completed her undergraduate studies in the Department of Philosophy at Hacettepe University and received her master’s degree from the Department of Guidance and Psychological Counseling at Gazi University. She is currently continuing her doctoral studies in Educational Administration at Hacettepe University (Turkey). In her professional career, she has held positions in guidance counseling, administration, and institutional management in various educational institutions. Her academic work focuses on educational administration, leadership processes, fear of success, and student achievement.

Publicado

2025-06-03