DEVELOPMENT OF INFORMATION LITERACY IN HISTORY AND CIVIC EDUCATION AS A 21ST-CENTURY LEADERSHIP SKILL

Autores

  • ÁRON FEKETE
  • RICHÁRD FODOR
  • JÁNOS SETÉNYI

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0325.1

Palavras-chave:

Literacia da Informação, Literacia dos Meios de Comunicação Social, Educação Cívica, Pedagogia Digital, Desinformação, Competências de Liderança

Resumo

A revolução informacional do século XXI provocou transformações profundas no domínio da educação, entre as quais se destacam a disseminação da Web 2.0, a emergência dos sistemas de ensino massivo aberto online (MOOC) e o avanço da inteligência artificial, contribuindo para esbater ainda mais a fronteira entre os mundos digital e analógico. Neste novo paradigma, as áreas da História e da Educação para a Cidadania assumem uma relevância acrescida, conferindo à literacia informacional e mediática um papel central no desenvolvimento das competências cívicas dos cidadãos. Por conseguinte, compete às Instituições de Ensino Superior dotar os futuros professores das ferramentas necessárias para enfrentarem os desafios e explorarem as oportunidades proporcionadas pelas novas tecnologias e práticas educativas. O conceito de cidadania digital encontra-se amplamente representado na literatura especializada, bem como nos objetivos de desenvolvimento curricular, implicando a aquisição e aplicação ética, responsável e segura das competências associadas à literacia digital e mediática, tanto no ensino secundário como no ensino superior. O presente estudo analisa a inter-relação entre literacia mediática, literacia digital e competências de cidadania digital no âmbito do ensino da História e da Educação para a Cidadania. Com base na análise de conteúdo da literatura relevante e dos relatórios estratégicos, tanto a nível global como da União Europeia, identificam-se os principais desafios e metas delineados nesta área. Os resultados evidenciam, entre outros aspetos, o papel crescente da literacia informacional e mediática desde a década de 2010, as abordagens contemporâneas à educação para a cidadania e um modelo conceptual dos temas em estudo, estruturado sob a forma de uma rede de competências interligadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

ÁRON FEKETE

PhD, Mathias Corvinus Collegium (Hungary). Learning Institute, Project Manager

RICHÁRD FODOR

Mathias Corvinus Collegium, Learning Institute, Head of Research (Hungary). Pázmány Péter Catholic University, Lecturer

JÁNOS SETÉNYI

PhD, Mathias Corvinus Collegium, Learning Institute, Director (Hungary)

Publicado

2025-06-03