A SCIENCE DIPLOMACY SCALE FOR HIGHER EDUCATION: A VALIDITY AND RELIABILITY STUDY IN TÜRKIYE

Autores

  • ŞUAY NİLHAN AÇİKALİN
  • ŞEFİKA ŞULE ERÇETİN
  • ZEYNEP OLGUN

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.16.1.3

Palavras-chave:

Diplomacia Científica, Desenvolvimento de Escala, Ensino Superior, Reitor, Turquia

Resumo

A literatura refere que os estudos científicos realizados por instituições de ensino superior, que se encontram entre as principais instituições produtoras de conhecimento e ciência, são eficazes no desenvolvimento de práticas de diplomacia científica. No entanto, não foi encontrada nenhuma investigação na Turquia sobre o nível deste impacto. Neste contexto, havia uma lacuna na literatura no que diz respeito ao desenvolvimento de uma escala de diplomacia científica no ensino superior, a fim de determinar em que medida os estudos científicos realizados pelas instituições de ensino superior afetam as práticas de diplomacia científica. O objetivo do estudo foi desenvolver uma escala capaz de revelar o impacto dos estudos científicos realizados pelas instituições de ensino superior nas práticas de diplomacia científica, de acordo com as opiniões dos reitores e vice-reitores. Um total de 183 indivíduos participaram no estudo de análise fatorial exploratória (AFE) e 246 indivíduos participaram no estudo de análise fatorial confirmatória (AFC), utilizando o método de amostragem aleatória simples para criar o grupo de estudo para a investigação. Os valores da AFE, da AFC e do alfa de Cronbach foram examinados para efeitos de análise da validade e da fiabilidade da Escala de Diplomacia Científica no Ensino Superior. Quatro itens foram redundantes na análise fatorial e retirados da escala com base na opinião de peritos. Os resultados da AFC mostram que os índices de adequação do modelo estão dentro dos intervalos de referência indicados na literatura e que o modelo se ajusta bem aos dados da investigação. De acordo com as conclusões obtidas, a escala é um instrumento de medição válido e fiável. Como resultado da investigação, foi desenvolvida uma Escala de Diplomacia Científica no Ensino Superior, de quatro dimensões e 25 itens, com classificação de Likert de 5 pontos.

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Biografias Autor

ŞUAY NİLHAN AÇİKALİN

Associate Professor at Ankara Hacıbayram Veli University (Turkey).

ŞEFİKA ŞULE ERÇETİN

Dean at Hacettepe University, Faculty of Education (Turkey).

ZEYNEP OLGUN

PhD Student at Hacettepe University, Department of Educational Management (Turkey).

Publicado

2025-05-20

Edição

Secção

ARTIGOS