A SCIENCE DIPLOMACY SCALE FOR HIGHER EDUCATION: A VALIDITY AND RELIABILITY STUDY IN TÜRKIYE
DOI:
https://doi.org/10.26619/1647-7251.16.1.3Palavras-chave:
Diplomacia Científica, Desenvolvimento de Escala, Ensino Superior, Reitor, TurquiaResumo
A literatura refere que os estudos científicos realizados por instituições de ensino superior, que se encontram entre as principais instituições produtoras de conhecimento e ciência, são eficazes no desenvolvimento de práticas de diplomacia científica. No entanto, não foi encontrada nenhuma investigação na Turquia sobre o nível deste impacto. Neste contexto, havia uma lacuna na literatura no que diz respeito ao desenvolvimento de uma escala de diplomacia científica no ensino superior, a fim de determinar em que medida os estudos científicos realizados pelas instituições de ensino superior afetam as práticas de diplomacia científica. O objetivo do estudo foi desenvolver uma escala capaz de revelar o impacto dos estudos científicos realizados pelas instituições de ensino superior nas práticas de diplomacia científica, de acordo com as opiniões dos reitores e vice-reitores. Um total de 183 indivíduos participaram no estudo de análise fatorial exploratória (AFE) e 246 indivíduos participaram no estudo de análise fatorial confirmatória (AFC), utilizando o método de amostragem aleatória simples para criar o grupo de estudo para a investigação. Os valores da AFE, da AFC e do alfa de Cronbach foram examinados para efeitos de análise da validade e da fiabilidade da Escala de Diplomacia Científica no Ensino Superior. Quatro itens foram redundantes na análise fatorial e retirados da escala com base na opinião de peritos. Os resultados da AFC mostram que os índices de adequação do modelo estão dentro dos intervalos de referência indicados na literatura e que o modelo se ajusta bem aos dados da investigação. De acordo com as conclusões obtidas, a escala é um instrumento de medição válido e fiável. Como resultado da investigação, foi desenvolvida uma Escala de Diplomacia Científica no Ensino Superior, de quatro dimensões e 25 itens, com classificação de Likert de 5 pontos.