ASIA-EUROPE ENGAGEMENTS IN SCIENCE, INNOVATION AND EDUCATION EXCHANGE: THE LIMITS OF KNOWLEDGE IN DIPLOMACY
DOI:
https://doi.org/10.26619/1647-7251.15.2.7Palavras-chave:
Encontro Ásia-Europa, Ensino Superior, diplomacia científica, política de Estado, think tank, diplomacia “track-two”Resumo
Como lente interpretativa para compreender o intercâmbio de conhecimentos entre a Ásia e a Europa no domínio do ensino superior, da ciência e da inovação, este artigo contesta o quadro da “diplomacia do conhecimento”. Em primeiro lugar, a diplomacia do conhecimento é um “significante flutuante” que homogeneíza as diferenças distintas entre a diplomacia científica, a diplomacia educativa e a diplomacia da inovação. Em segundo lugar, o termo despolitiza a diplomacia na sua tentativa de subtrair a política das relações de conhecimento nos assuntos mundiais. Em terceiro lugar, o quadro de KD é excessivamente normativo, uma vez que retrata resultados positivos e benignos do intercâmbio, negligenciando o conflito, a competição e os confrontos que existem dentro e entre as Instituições de Ensino Superior e as comunidades científicas.