ASIA-EUROPE ENGAGEMENTS IN SCIENCE, INNOVATION AND EDUCATION EXCHANGE: THE LIMITS OF KNOWLEDGE IN DIPLOMACY

Autores

  • DIANE STONE

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.15.2.7

Palavras-chave:

Encontro Ásia-Europa, Ensino Superior, diplomacia científica, política de Estado, think tank, diplomacia “track-two”

Resumo

Como lente interpretativa para compreender o intercâmbio de conhecimentos entre a Ásia e a Europa no domínio do ensino superior, da ciência e da inovação, este artigo contesta o quadro da “diplomacia do conhecimento”. Em primeiro lugar, a diplomacia do conhecimento é um “significante flutuante” que homogeneíza as diferenças distintas entre a diplomacia científica, a diplomacia educativa e a diplomacia da inovação. Em segundo lugar, o termo despolitiza a diplomacia na sua tentativa de subtrair a política das relações de conhecimento nos assuntos mundiais. Em terceiro lugar, o quadro de KD é excessivamente normativo, uma vez que retrata resultados positivos e benignos do intercâmbio, negligenciando o conflito, a competição e os confrontos que existem dentro e entre as Instituições de Ensino Superior e as comunidades científicas.

Biografia Autor

DIANE STONE

Chair of Global Policy at the Florence School of Transnational Governance of the European University Institute (Italy). Previously she was Dean of the School of Public Policy at Central European University in Hungary, and Centenary Professor of Governance and Policy Analysis at the University of Canberra.

Publicado

2024-11-27