O CONTRIBUTO DO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS: CASO ESCOLA SECUNDÁRIA BEDENE MACHAVA, BAIRRO BUNHIÇA, MUNICÍPIO DA MATOLA

Autores

  • ADÉLIA JORGE VIANCULOS
  • SABIL DAMIÃO MANDALA

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0224.04

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Problemas Ambientais, Resíduos Sólidos, Erosão, Educação Ambiental

Resumo

A geografia estuda, analisa, interpreta os fenómenos naturais e humanizados na superfície da terra. O estudo teve como objectivo principal: avaliar o contributo do ensino de Geografia na resolução dos problemas ambientais. Os métodos usados foram: bibliográfico; documental; observação directa; cartográfico e qualitativo; e a entrevista como técnica de recolha de dados. Na área de estudo, verificou se a deficiência na gestão de resíduos sólidos que propiciam a poluição atmosférica, poluição dos solos e a erosão provocada pela água da chuva. Concluiu-se que na disciplina de geografia os conteúdos relacionados com a educação ambiental são abordados com menor frequência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

ADÉLIA JORGE VIANCULOS

Técnica média em Cartografia pelo Instituto de Formação em Administração de Terras e Cartografia no ano de 2015, Licenciada em Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo – UPM no ano de 2022, Professora Assistente nas Disciplinas de Fundamentos de Cartografia e Técnicas de Conclusão de Curso desde 2023 (Moçambique), Participou no seminário anual de pesquisa e inovação na Universidade Pedagógica de Maputo no ano de 2022, Participou no V curso sobre Direito a Cidade, ministrado pela CEDAB, Faculdade de Direito na Universidade Eduardo Mondlane no ano de 2024, participou no III encontro de Jovens e Investigadores da CPLP, que decorreu em Angola - via Zoom no ano de 2024.

SABIL DAMIÃO MANDALA

Licenciado em Ensino de História e Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo em 2002, Mestrado em Geomática e Avaliação de Recursos Naturais pela Universidade de Florença/IAO, Itália em 2009 e Doutorado em Geografia e Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista/Campus de Rio Claro, São Paulo, Brasil em 2016. É Professor Universitário desde 2003, actualmente com categoria de Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Foi Director do Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia de 2010 à 2013 e Director - Adjunto para Pesquisa e Pós – graduação de 2017 à 2024. Lecciona as disciplinas de Cartografia, Sistema de Informação Geográfica, Detecção Remota, Cartografia, Pedogeografia, Metodologia de Investigação Cientifica. Lecciona nos cursos de Graduação e Pós – graduação da Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente e da Faculdade de Ciências Naturais e Matemáticas da Universidade Pedagógica de Maputo. Lecciona também nos Cursos de Pós – graduação das outras Universidades como a Universidade Rovuma, Universidade Licungo, Universidade Púnguè, Universidade Save e alguns Instituto Politécnico. Pesquisa na área de riscos ambientais, gestão de recursos naturais em bacias hidrográficas e geografia física. Tem publicado 3 livros e mais de 10 artigos a nível nacional e internacional.

Publicado

2024-09-06