USO DE GEOTECNOLOGIAS (SIG) PARA MAPEAMENTO DE ÁREAS INUNDÁVEIS EM ZONAS URBANAS: ESTUDO DE CASO BAIRRO DE BUNHIÇA

Autores

  • ALI JOSÉ SANTOS CAETANO
  • ELTON ZEFANIAS SIMANGO
  • KHEN LUÍS HUO

DOI:

https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0224.01

Palavras-chave:

Inundações, Mapeamento, Susceptibilidade, Vulnerabilidades, Uso e Ocupação da terra

Resumo

As inundações podem danificar a economia com elevados prejuízos financeiros e sociais. Essa é a problemática do Bairro de Bunhiça, especificamente em Mulumate, Célula “C”, Munícipio da Matola. O desenvolvimento de tecnologias espaciais modernas possibilita a visualização da Terra através de dados coletados e imagens da superfície (Santos, 2012 citado por Freitas, 2018). O Objectivo Geral é mapear áreas susceptíveis a ocorrência de inundações. Especificamente os objectivos consistem em: Identificar áreas propensas a inundações; Analisar os factores que contribuem na ocorrência de inundações; Avaliar os impactos socioambientais derivados de inundações. Os procedimentos metodológicos envolveram: levantamento de dados, organização e processamento, análise, síntese e integração das informações cartográficas. Utilizou-se imagens de satélite (SASPlanet), cartas topográficas e bibliografia. A cartografia foi gerada por geoprocessamento em SIG. Os resultados indicam susceptibilidade à ocorrência de inundações, devendo-se tomar medidas de Ordenamento Territorial, com finalidade de minimizar os seus impactos. O uso destas informações pode contribuir na tomada de decisões ligadas aos planos de prevenção de desastres, direcionamento de Políticas de Planeamento e Ordenamento Territorial na gestão de riscos de inundações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

ALI JOSÉ SANTOS CAETANO

Estudante de graduação na Faculdade de Ciências da Terra. Licenciatura em Planeamento e Ordenamento Territorial - Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique).

ELTON ZEFANIAS SIMANGO

Estudante de graduação na Faculdade de Ciências da Terra. Curso. Licenciatura em Planeamento e Ordenamento Territorial - Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique).

KHEN LUÍS HUO

Estudante de graduação na Faculdade de Ciências da Terra. Curso. Licenciatura em Planeamento e Ordenamento Territorial - Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique).

Publicado

2024-09-06